Avançar para o conteúdo
Continua após a publicidade..
Início » Museu das Ilusões traz para Manaus acervo com obras inspiradas em cenários da Europa e EUA

Museu das Ilusões traz para Manaus acervo com obras inspiradas em cenários da Europa e EUA

Continua após a publicidade..

Começou nesta semana o Museu das Ilusões, considerado um dos maiores acervos com obras de ilusão ótica do mundo. A exposição está acontecendo no Manauara Shopping e reúne obras sobre ilusões visuais, mensagens subliminares e a relação entre tempo, espaço e consciência. Ao chegar ao local, o visitante se depara com a obra Zoetrope Pássaro, criada em 1834 por George Horner.

O aparelho é descrito como um cilindro oco que contém fendas em suas bordas, que através do movimento, gera o efeito do pássaro em pleno voo. Outra obra impressionante é o rosto de Albert Einstein que se projeta para fora, seguindo o visitante para todos os lados. Ao se mover para direita ou esquerda, o cérebro entende que o rosto de Eintein está se movendo.

Continua após a publicidade..

A exposição também possui um túnel que projeta diversas cores causando uma sensação de movimento. O Portal Segundo a Segundo conversou com o idealizador do projeto, o Físico Julio Abdalla, que explicou como todo o Museu de Ilusões foi idealizado.

Quando eu dava aula de Física eu queria criar alguma coisa de ciências, e eu criei o projeto Experciência Itinerante há mais de 30 anos. No Experciência percebi que as peças que causavam mais alvoroço eram as ilusões de óticas. Tinham algumas. Foi quando há seis anos atrás eu fiz um museu só de ilusão de ótica. Ele é inusitado, lúdico, interativo. Conheço modelos de ilusão de ótica quase que do mundo inteiro, é o maior acervo porque nenhum museu tem o que tem aqui dentro, aqui você gasta umas duas horas para olhar com calma um por um”,

explicou o professor Júlio Abdalla.

O local é inspirado em museus da Europa e Estados Unidos.Outra obra fantástica é a Casa dos Gigantes, que dependendo do ângulo uma pessoa fica enorme e outra minúscula dentro do cenário. Essa casa foi feita na mesma técnica utilizada durante a gravação do filme Senhor dos Aneis.

Continua após a publicidade..

“A nossa Casa dos Gigantes tem uma perspectiva acentuada e uma imagem que foi toda calculada para promover esse efeito. É uma técnica já bastante antiga desenvolvida, sendo usada inclusive em filmes como O Senhor dos Aneis onde os anões contracenaram com os gigantes”, explicou o gerente de produção do Museu, Ricardo Alencar.

LEIA TAMBÉM: Amazonas Green Jazz Festival 2024 abre inscrições para cursos gratuitos com artistas 

Continua após a publicidade..

Ficou interessado em conhecer o espaço? O museu de ilusões está no piso G6 Castanheira, localizado no Manauara Shopping, na Avenida Mário Ypiranga, 1300. Os ingressos variam entre R$40,00 para meia entrada e R$80,00 para inteira.

As entradas podem ser garantidas no site: https://museudasilusoes.com.br/. O local funciona de segunda a sábado das 10h às 22h. Aos domingos e feriados, a exposição funciona das 12h às 20h. O Museu estará em Manaus até setembro deste ano.

Continua após a publicidade..

Veja o Museu das Ilusões

O post Museu das Ilusões traz para Manaus acervo com obras inspiradas em cenários da Europa e EUA apareceu primeiro em Segundo a Segundo.