Avançar para o conteúdo
Início » Com entrada gratuita, Balé Folclórico apresenta “Catraieiros” no Teatro da Instalação

Com entrada gratuita, Balé Folclórico apresenta “Catraieiros” no Teatro da Instalação

Manaus vai reviver uma parte essencial de sua história no próximo dia 17 de abril, quando o Balé Folclórico do Amazonas apresentará o espetáculo “Os Catraieiros” no Teatro da Instalação, às 19h, com entrada gratuita. A apresentação contará com tradução simultânea em Libras e audiodescrição, garantindo acessibilidade ao público. O Teatro da Instalação está localizado na Rua Frei José dos Inocentes, s/nº, Centro.

Inspirado no livro “Manaus: História e Arquitetura”, de Otoni Mesquita, o espetáculo traz à tona a memória dos catraieiros — trabalhadores ribeirinhos que, por décadas, conduziram as icônicas canoas pelos igarapés da capital amazonense, antes da construção das pontes que hoje conectam bairros como São Raimundo, Educandos, Cachoeirinha e Morro da Liberdade ao Centro Histórico.

O coreógrafo e pesquisador Eduardo Amaral, ao lado dos coreógrafos convidados Alessany Negreiros e Ítalo Brito, mergulhou no cotidiano desses personagens anônimos para dar vida a uma coreografia que é, ao mesmo tempo, homenagem e resgate. As cenas exploram as múltiplas funções das catraias — embarcações tradicionais oriundas de Portugal — em meio a festas, lendas e rituais da cultura amazônica.

Para a diretora artística do Balé Folclórico, Monique Andrade, o espetáculo cumpre um papel fundamental: “‘Os Catraieiros’ resgata histórias invisibilizadas e dá voz a personagens que ajudaram a construir a identidade urbana e cultural da nossa região. Cada movimento em cena carrega séculos de tradição, espiritualidade e saberes populares”, afirma.

Assim como os gondoleiros em Veneza, os catraieiros foram, por muito tempo, símbolos vivos da cidade de Manaus. E agora, sob os refletores do palco, seus feitos e memórias ganham nova vida diante do público — que não só assiste, mas sente e reconhece seu próprio patrimônio cultural.

LEIA TAMBÉM: Shows de Jorge Japa e Uendel Pinheiro encerram Amazonas Food Festival

Catraieiros desapareceram com crescimento urbano de Manaus

Balé Folclórico apresenta “Catraieiros” no Teatro da Instalação
Espetáculo ‘Os Catraieiros’ (Foto: Divulgação)

O livro “Manaus: História e Arquitetura”, de Otoni Mesquita, serviu como base de pesquisa e fonte de inspiração para a criação do espetáculo “Os Catraieiros”. A obra mergulha no quotidiano dos condutores das grandes canoas – embarcações originárias de Portugal, que chegaram à região amazônica por volta do século XIX.

Na década de 1960, os bairros de São Raimundo e Educandos tornaram-se os principais pontos de concentração desses trabalhadores. Naquela época, a travessia dos igarapés era uma necessidade quotidiana, uma vez que ainda não existiam pontes que ligassem esses bairros ao antigo Centro Histórico de Manaus. Com o passar do tempo, à medida que as pontes foram sendo construídas, os catraieiros começaram a desaparecer gradualmente. Os últimos a encerrar suas atividades operavam a ligação entre os bairros da Cachoeirinha (na altura da Rua Maués) e o Morro da Liberdade (pela Rua São Benedito).

Tal como em Veneza, na Itália, os “gondoleiros” são símbolo da cidade com suas emblemáticas gôndolas, Manaus teve os seus “catraieiros”. Embora sem a mesma pompa, eram figuras fundamentais para o transporte e a vida urbana, atravessando os igarapés com as suas catraias muito antes da construção do moderno porto de Manaus.

“Cada movimento, ritmo e expressão em cena carrega séculos de tradição oral, espiritualidade e saberes populares. O público não apenas assiste, mas sente, reconhece e valoriza o seu patrimônio imaterial, aprendem, por meio da arte, sobre as suas raízes, enquanto artistas e criadores mantêm viva a chama da cultura ribeirinhas”, diz Monique Andrade.

O post Com entrada gratuita, Balé Folclórico apresenta “Catraieiros” no Teatro da Instalação apareceu primeiro em Segundo a Segundo.