O curta-metragem “A Bota de Lama” (2024), inspirado no livro homônimo da escritora amazonense Mabrini Muniz e dirigido pelo estreante Fernando da Silva, foi selecionado para a 24ª Mostra de Cinema Infantil de Florianópolis, que acontece entre os dias 10 e 18 de outubro, na capital catarinense.
Gravado em Concórdia (SC), o filme apresenta a delicada história de Taís, uma menina que precisa lidar com as transformações trazidas pela mudança de cidade devido à profissão da mãe. Entre a saudade dos amigos e a dificuldade de adaptação, a personagem reencontra a alegria durante um piquenique, quando descobre um par de botas de lama que transforma sua forma de ver o mundo e de se relacionar com o novo.
O elenco reúne jovens talentos e atores locais, como Lívia Brito, Layse Wanderlei, Ágata Maziero, João Vitor Barbieri, Marisete Kapsell e Laura Chiarello, que dão vida aos personagens com naturalidade e sensibilidade.
A estreia na direção e no roteiro de Fernando da Silva é marcada por uma abordagem intimista. Ele também assina a câmera e edição do curta, que contou ainda com a captação de som realizada por Isadora Mathias e Cleiton da Silva, e o trabalho de Beatriz Rogovski da Silva na claquete. A produção local foi feita por Layse Wanderlei e Isadora Mathias, sob a coordenação da Mabrini Produções e da produção executiva de Mabrini Muniz. A equipe conta ainda com Karla Klaus (assistente de produção) e Carina Schoulten (intérprete de Libras).
LEIA TAMBÉM: “Ópera nas Escolas” leva oficina gratuita de perucaria a estudantes da rede pública em Manaus
Um dos diferenciais do projeto é o compromisso com a acessibilidade: o curta conta com legendas, tradução em Libras e audiodescrição, garantindo que a obra possa ser apreciada pelo maior número possível de pessoas, reforçando a ideia de que o cinema deve ser inclusivo e para todos.
Para Mabrini Muniz, a seleção é uma conquista marcante. “Levar a história de A Bota de Lama para um festival tão importante é um reconhecimento do poder da literatura quando se encontra com o cinema. É também uma oportunidade de aproximar crianças e famílias da nossa produção cultural.”
A Mabrini Produções, produtora responsável pelo curta, é uma empresa amazonense com atuação em todo o Brasil, especializada em elaboração e execução de projetos culturais, com foco em iniciativas que promovem a arte, a educação e a diversidade cultural.
A Mostra de Cinema Infantil de Florianópolis é uma das mais relevantes do país e reúne produções nacionais e internacionais voltadas ao público infantojuvenil, reafirmando seu papel na difusão e valorização do audiovisual voltado às crianças.
O curta foi realizado com apoio da Lei Paulo Gustavo (Lei nº 195/2022), por meio do Edital de Seleção de Produções Culturais do Audiovisual em Concórdia (SC).
O post “A Bota de Lama” leva talento amazonense à 24ª Mostra de Cinema Infantil de Florianópolis apareceu primeiro em Segundo a Segundo.