De julho à setembro, os municípios de Rio Preto da Eva, Iranduba, Manaus, Novo Airão e Coari recebem atividades gratuitas do projeto: ‘Aglomeração Literária: Palavrartes em Move-Mente’, idealizado pela atriz, professora, articuladora cultural e pesquisadora Jackeline Monteiro, em parceria com o grupo de arte e cultura Allegriah.
O projeto tem apoio do Governo do Estado, Conselho Estadual de Cultura, Governo Federal e da Política Nacional Aldir Blanc. O objetivo é o fortalecimento da expressão artística, da escuta sensível e da valorização das narrativas (auto) biográficas no contexto amazônico, através da realização de oficinas de contação de histórias e criação de poemas do tipo Slam, que entendem a literatura como invenção territorial, social e cultural, com forte poder de transformar histórias e reescrever futuros, através de trocas afetivas potentes, espaços de cura e acolhimento.
LEIA TAMBÉM: Centro Histórico de Manaus recebe 14 espetáculos gratuitos neste domingo
Ao todo, cerca de dezoito profissionais das áreas da literatura, teatro, educação, pedagogia e música, além de produtores culturais locais e monitores aprendizes, estão diretamente envolvidos no processo de produção e execução das atividades no interior do Estado.
O Lar terapêutico Ágape, localizado na Zona Rural de Iranduba e o Centro de Reabilitação em Dependência Química Ismael Abdel Aziz (CRDQ) situado no município de Rio Preto da Eva, foram os dois primeiros locais escolhidos pela equipe para receber as oficinas de ‘Contação de histórias’ e ‘Criação de poemas’ dos arte-educadores Vitor Lima, Deihvisom Caelum, Jackeline Monteiro, Stivisson Menezes, com participação especial do poeta Ernan Passos, da atriz Neuriza Figueira e da Escritora e Comunicadora Aritana Tibira.
O livro “Introspecção: Da natureza à arte ancestral”, de Jackeline Monteiro, é uma das principais referências para a ‘Aglomeração Literária”. Uma das grandes parcerias do projeto é a Universidade do Estado do Amazonas (UEA), materializada no apoio e acompanhamento da Profª Drª Osmarina Lima, Docente e Gestora de projetos da Universidade:
Após a realização das oficinas nos municípios de Iranduba, Rio Preto da Eva e Manaus, ainda no mês de agosto, o projeto ‘Aglomeração Literária’ seguiu para Novo Airão, onde ocorreu neste fim de semana.
Com o objetivo de pensar a acessibilidade para além das exigências dos editais, a equipe do projeto ‘Aglomeração Literária’ em parceria com a empresa ‘Cão Guia’ vai promover, no dia 30 de agosto, a oficina “Desbravando o Mundo da Acessibilidade”. Dentre os temas a serem trabalhados estão: conceitos e importância da acessibilidade, principais barreiras, tecnologias assistivas, comunicação acessível, práticas de inclusão, participação e protagonismo, e sensibilização e atitude. O acesso é gratuito e todas as informações sobre a oficina podem ser consultadas nas redes sociais oficiais do projeto: @aglomeracaopoetica e @allegriahoficial.
Confira a programação da Aglomeração Literária
- Centro Espírita Casa do Caminho, Rua Professora Francelina Dantas, número 182, Nova Cidade, Manaus, de 02 a 07 de Setembro, todos os sábados, a partir das 14h00.
- Realização das oficinas no período de 08 a 11 de setembro no município de Coari, mais precisamente na Escola Estadual Prefeito Alexandre Montoril (08 e 09.) e Esc. Prof. Manuel Vicente Ferreira Lima (10 e 11).
- Encontro de Contadores de Histórias, 23 de Outubro, Escola Normal Superior (ENS- UEA) Av. Djalma Batista, 2470 – Chapada, Manaus.
O post ‘Aglomeração Literária’ promove oficinasde escrita criativa, poesia slam e contação de histórias no interior do Amazonas apareceu primeiro em Segundo a Segundo.