O estado do Amazonas está entre os alvos da Operação Sem Desconto, deflagrada nesta quarta-feira (23) pela Controladoria-Geral da União (CGU) e pela Polícia Federal (PF). A ação tem como foco o combate a um esquema nacional que desviou cerca de R$ 6,3 bilhões de aposentados e pensionistas do INSS por meio de descontos associativos não autorizados entre 2019 e 2024.
Ao todo, cerca de 700 policiais federais e 80 servidores da CGU cumprem 211 mandados judiciais em 14 estados e no Distrito Federal, incluindo ordens de busca e apreensão, sequestro de bens que somam mais de R$ 1 bilhão e seis mandados de prisão temporária. O Amazonas figura entre os estados onde as diligências estão sendo executadas.
LEIA MAIS: PF destrói maquinário e desativa garimpos ilegais na Amazônia
De acordo com as investigações, entidades passaram a aplicar descontos indevidos diretamente nos benefícios previdenciários de aposentados e pensionistas, sem autorização dos mesmos. A CGU e a PF apontam ainda a participação de servidores públicos no esquema. Seis já foram afastados de suas funções.
Os envolvidos poderão responder por corrupção ativa e passiva, violação de sigilo funcional, falsificação de documentos, organização criminosa e lavagem de dinheiro. A operação evidencia a vulnerabilidade de aposentados diante de práticas abusivas e ilegais, muitas vezes sustentadas por redes com ramificações em diferentes estados.
O post Amazonas é alvo de operação da PF contra descontos irregulares em benefícios do INSS apareceu primeiro em Segundo a Segundo.