Avançar para o conteúdo
Início » Amazonas tem 399 políticos inelegíveis por contas reprovadas; Veja quem são

Amazonas tem 399 políticos inelegíveis por contas reprovadas; Veja quem são

Continua após a publicidade..
Continua após a publicidade..

O Amazonas possui 399 políticos inelegíveis para o pleito eleitoral de 2024. A lista com os nomes foi entregue pela presidente do Tribunal de Contas do Estado do Amazonas (TCE-AM), conselheira Yara Amazônia Lins, nesta segunda-feira (29/07), ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE-AM). A lista engloba gestores públicos cujas contas foram reprovadas nos últimos oito anos pela Corte de Contas amazonense.

A lista foi recebida pelo vice-presidente do TRE-AM, desembargador Airton Gentil, em solenidade realizada no Plenário Desembargador João Meirelles, localizado na sede da Corte Eleitoral.

Continua após a publicidade..

LEIA TAMBÉM: Políticos reagem à denúncia de Indústria Química contra Zona Franca

Contabilizando 399 reprovações de contas – sendo que alguns nomes de gestores se repetem em mais de uma ocasião – as rejeições são base para a aplicação da Lei da Ficha Limpa, que considera os julgamentos do TCE para avaliar se o candidato pode ser candidato nas eleições. Conforme estabelece a legislação, o TCE-AM deveria realizar a entrega até o dia 15 de agosto.

Continua após a publicidade..

Segundo a conselheira-presidente, a antecipação da entrega da lista dos políticos inelegíveis no Amazonas se deu pela importância de promover a transparência ao processo eleitoral, proporcionando tempo hábil para as devidas providências do TRE.

“A entrega antecipada desta lista é um reflexo da dedicação e do empenho do TCE-AM em cumprir suas atribuições com responsabilidade e respeito às leis, proporcionando ao TRE o tempo necessário para as devidas providências”, discursou a conselheira-presidente, Yara Amazônia Lins.

Continua após a publicidade..

“As contas não foram aprovadas no Tribunal de Contas, mas não significa que esses candidatos estão condenados. Aqui no TRE eles passarão pelos ritos processuais que serão examinados, caso a caso, a partir do julgamento do juiz de primeiro grau. A conselheira Yara Amazônia Lins antecipou a entrega para que pudéssemos ter um tempo maior para definir aqueles possíveis impedidos de concorrer à eleição deste ano”, declarou o vice-presidente do TRE, desembargador Airton Gentil.

O TCE-AM informa que todos os casos presentes na lista já foram transitados em julgado, ou seja, não comportam mais recursos com efeito suspensivo. Também comunica que, logo, a listagem será divulgada pela Corte de Contas.

Continua após a publicidade..

Veja quem são os políticos e gestores inelegíveis no Amazonas!

O post Amazonas tem 399 políticos inelegíveis por contas reprovadas; Veja quem são apareceu primeiro em Segundo a Segundo.