Através do programa Voa Brasil, aposentados do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) podem receber o direito de viajar passagens domésticas a partir de R$ 200,00 por trecho. Segundo o Ministério dos Portos e Aeroportos (MPor), até o momento já foram mais de 8 mil pessoas contempladas. A fase inicial do Voa Brasil é destinada para todos os aposentados do INSS que não tenham viajado de avião nos últimos 12 meses. O programa dá direito a dois bilhetes aéreos por ano. As passagens disponíveis são pessoais e intransferíveis.
Até o momento, os destinos mais procurados foram as capitais do Nordeste, com destaque para Natal, Recife, Fortaleza, Salvador, João Pessoa e São Luís. A maior parte das viagens tem origem nos aeroportos de Guarulhos (SP), Congonhas (SP) e Galeão (RJ), embora também tenha havido uma significativa movimentação em aeroportos regionais como Petrolina (PE), Vitória da Conquista (BA) e Caxias do Sul (RS).
Entre os documentos solicitados para realizar a reserva da passagem estão documento de identificação com foto, que pode ser RG, Carteira Nacional de Habilitação (CNH), passaporte ou um documento de identificação equivalente. Para finalizar a reserva também serão solicitados dados pessoais, como contato telefônico e endereço.
A compra da passagem será realizada pela internet através do site do Ministério dos Portos e Aeroportos. As opções de pagamento são definidas por cada empresa aérea. Questões relativas ao pagamento de passagens, como parcelamento, falhas no pagamento, pedidos de reembolso, entre outros, devem ser tratadas exclusivamente com a companhia aérea emissora das passagens.
LEIA TAMBÉM: Manaus terá voo direto para a República Dominicana
Sobre o Voa Brasil
O Voa Brasil funciona utilizando a malha aérea ociosa, ou seja, aproveita assentos disponíveis em voos com baixa ocupação, permitindo às companhias aéreas ajustar suas ofertas conforme a demanda. Por isso, é recomendado que os beneficiários planejem suas viagens com antecedência, preferindo dias de menor procura, como de terça a quinta-feira, e períodos de baixa temporada, entre março e junho ou agosto e novembro.
O post Aposentados podem comprar passagens de avião por R$200; Saiba como apareceu primeiro em Segundo a Segundo.