Na quinta – feira (26/09), A Força Aérea Brasileira (FAB) interceptou, perto de Humaitá (a 590 quilômetros de Manaus), uma aeronave Cessna 210, sem matrícula, que invadiu de forma clandestina o espaço aéreo brasileiro, próximo à fronteira com o Peru.
Sob a coordenação do Comando de Operações Aeroespaciais (COMAE), caças A-29 Super Tucano foram acionados imediatamente ao identificar a movimentação criminosa pelo radar do Sistema de Defesa Aérea Brasileiro (SISDABRA), interceptando a aeronave às 16h (horário de Brasília).
LEIA TAMBÉM: Wilson Lima assina ordem de serviço para reforma do Estádio Carlos Zamith
Demonstrando total desprezo pela lei, pouco antes de ser avisado que seria abatido, os criminosos adotaram manobras desesperadas com a aeronave e realizaram um pouso forçado nas proximidades de Humaitá (AM). Em solo, em razão de apagar rastros, incendiaram o avião e fugiram às pressas.
Essas ações integram a Operação Ostium, parte do Programa de Proteção Integrada de Fronteiras (PPIF), com o objetivo de sufocar atividades criminosas na fronteira, em cooperação com a FAB e Órgãos de Segurança Pública (OSP), conforme o Decreto nº 5.144, de 16 de julho de 2004.
VEJA O VIDEO
O post Avião de pequeno porte cai na BR-319 próximo a Humaitá apareceu primeiro em Segundo a Segundo.