Neste sábado e domingo, dias 16 e 17 de agosto, a Mostra de Teatro Águas de Manaus realizará uma série de espetáculos gratuitos apresentados por mais de 12 companhias locais e nacionais, nos bairros Jorge Teixeira e Centro.
A programação começa, sábado, às 17h, no anfiteatro do bairro Jorge Teixeira, na Zona Leste, com peças teatrais para crianças, como “Bertoldo – Estudo nº 1”, do grupo Buia Teatro Company. A história gira em torno de um tubarão que queria ser gente, que, seguindo os conselhos do professor Ninguém, acaba capturando e aprisionando peixinhos em gaiolas no fundo do mar. Já o professor Alguém e um peixinho esperto percebem o risco e tentam alertar outros para não caírem na armadilha.
LEIA TAMBÉM: Presidentes de escolas de samba discutem estratégias para o Carnaval 2026 em Manaus
Já às 18h30, acontece a apresentação do espetáculo “Filha do Encontro das Águas”, escrito por Lia Benacon, que foca em uma menina que retorna às suas raízes no Amazonas, após se ver perdida na cidade de São Paulo. Ela mergulha em histórias de saudade, identidade, encontros e desencontros em busca de si mesma.
Para encerrar, às 20h, o anfiteatro do Jorge Teixeira recebe “Balões”, uma peça do grupo Barravento com o palhaço Caco, que desafia a gravidade e traz a sensação de voar em afetos, encontros, desencontros, despedidas, recomeços e partidas. Ele acaba celebrando tudo com poesia, diversão e muita interação com o público.
Programação da Mostra de Teatro no domingo
No domingo (17/08), a programação da Mostra de Teatro Águas de Manaus será realizada em diferentes pontos do bairro Centro Histórico, na Zona Sul. O primeiro espetáculo será “Menina Miúda”, da Cia Menina Miúda, às 15h, na sede do grupo Ateliê 23, localizada na Rua Tapajós, nº 166. A história fala sobre Zé, que tenta conquistar o coração de Constância, usando suas habilidades, muita lábia, promessas e imaginação, além de presentes inusitados e uma poesia curiosa, feita exclusivamente para sua amada.
Em seguida, haverá “Cê Virou Planta”, da Soufflé de Bodó Company, às 16h, na sede do grupo Buia Teatro, situada na Rua Dona Libânia, nº 330. A peça mergulha no luto vivido pela mãe do artista Francis Madson, onde a dor é apresentada como um processo a ser enfrentado, destacando a necessidade de honrar a memória daqueles que amamos.
A partir das 17h, haverá uma série de apresentações de “teatro lambe-lambe”, com peças de curta duração, com atores explorando temas como arte, natureza, vida cotidiana e cultura popular no Largo São Sebastião, situado na Rua 10 de Julho.
A Gigi Produções apresentará as peças “Anselmo”, “Pânico na maçã – Quem são as pragas?”, “Serrador – quantas tábuas para construir uma vida”, “Portinari – E se o quadro Futebol de Portinari tivesse vida”, e “Vida de Peixe-boi”. Outros espetáculos serão “Mova-se”, da atriz e produtora carioca Izabel Camargo; “A Espera” e “A Bailarina”, da Cia Fuxico”, de São Paulo; e “Trilogia dos Afetos”, apresentada pela Cia As Caixeiras, de Brasília.
“Acreditamos no poder de transformação da arte, não apenas para quem a faz, mas também para quem consome. Depois do sucesso no fim de semana passado, com duas noites lotadas na Ponta Negra, nossa expectativa é viver a mesma energia agora no Anfiteatro da Jorge Teixeira”, destacou o diretor-presidente da Águas de Manaus, Pedro Augusto Freitas.
Quem encerra a Mostra de Teatro é “Sebastião”, uma peça do Ateliê 23 que é sucesso de público por onde passar e será apresentada às 19h, no Teatro Gebes Medeiros, localizado na Av. Eduardo Ribeiro, nº 937 (antigo Ideal Clube). Inspirada na obra “Um Bar Chamado Patrícia”, do estilista Bosco Fonseca, a narrativa conta a vida de sete drag queens que compartilham experiências dentro do Bar Patrícia – o primeiro bar LGBTQIAPN+ de Manaus, que existiu durante a Ditadura Militar.
“Vale ressaltar que a entrada para os espetáculos do domingo (17) no Teatro Gebes Medeiros, Buia Teatro e Ateliê 23, requer a retirada de senha conforme a capacidade de cada local.
A entrega da senha será feita uma hora antes do início de cada peça, nos locais onde ocorrerão as apresentações. Queremos que tudo seja feito de forma ordenada, visando a melhor experiência possível para os amantes de teatro. Então, chegue cedo para não ficar de fora desse circuito cultural único”, destaca Aline Mohamad, representante do Instituto Brasileiro de Teatro (iBT).
O post Bairros Jorge Teixeira e Centro recebem espetáculos de teatro gratuitos neste fim de semana apareceu primeiro em Segundo a Segundo.