Avançar para o conteúdo
Início » Barreirinha concentra 67% da população quilombola do Amazonas, diz IBGE

Barreirinha concentra 67% da população quilombola do Amazonas, diz IBGE

Continua após a publicidade..
Continua após a publicidade..

O Amazonas possui mais de 2.812 pessoas quilombolas, revelou o último censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE). A maior parte dessa população, o equivalente a 67%, reside no município de Barreirinha (a 331 quilômetros de Manaus).

Os dados se referem ao ano de 2022. Segundo o IBGE, 43,77% dos quilombolas amazonenses viviam em territórios e 56,23% fora deles. Na capital Manaus, havia 214 pessoas quilombolas, todas vivendo fora de territórios.

Continua após a publicidade..

São sete os municípios com presença de pessoas quilombolas que se autoidentificaram no Censo 2022. Só em Barreirinha vivem 1.891 quilombolas. O Estado possui apenas dois territórios quilombolas oficiais: Rio Andirá, em Barreirinha, e Tambor, em Novo Airão.

LEIA TAMBÉM: 22 milhões de brasileiros vivem em casas sem número, diz IBGE

Continua após a publicidade..

Mais de 96% das pessoas quilombolas no Estado são alfabetizadas, conforme a publicação Censo Demográfico 2022 – Quilombolas – Alfabetização e Características dos Domicílios.

O Amazonas tem 60 localidades quilombolas, sendo o penúltimo entre os Estados do Norte na quantidade dessas localidades. Há registros de populações Alvarães, Barcelos, Barreirinha, Itacoatiara, Manaus, Manacapuru e Novo Airão.

Continua após a publicidade..

De acordo com o Censo de 2022, o Brasil tinha um total de 1.330.186 pessoas quilombolas. A região Norte apresentava 167.311 pessoas quilombolas e o Amazonas tinha 2.812. Em Manaus, havia 214 pessoas quilombolas. Na Amazônia Legal, havia um total de 427.801 pessoas quilombolas.

O post Barreirinha concentra 67% da população quilombola do Amazonas, diz IBGE apareceu primeiro em Segundo a Segundo.

Continua após a publicidade..