Um estudo publicado na revista Nature Human Behaviour analisou o impacto do Bolsa Família, maior programa de transferência de renda do mundo, sobre a incidência e mortalidade relacionadas à Aids em mulheres brasileiras em situação de vulnerabilidade social. Os resultados mostram que o recebimento do benefício foi associado a uma redução de 47% na incidência da doença entre filhas e de 42% entre mães. Em relação à mortalidade, as quedas foram de 55% entre filhas e 43% entre mães.
A pesquisa foi desenvolvida pelo projeto DSAIDS – Impacto dos Determinantes Sociais, Transferência de Renda e Atenção Primária à Saúde no HIV/Aids, uma parceria entre a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e o Instituto de Saúde Coletiva da Universidade Federal da Bahia.
A coorte foi formada a partir do banco de dados da Coorte de 100 milhões de brasileiros do Centro de Integração de Dados e Conhecimento para Saúde (Cidacs/Fiocruz Bahia), cruzando informações do Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan) e do Sistema de Informações sobre Mortalidade (SIM). Foram avaliadas 12,3 milhões de mulheres, sendo 1.350.981 filhas e 10.948.115 mães.
LEIA TAMBÉM: Trecho da BR-319 será interditado para reparo no acesso ao Rio Curuçá
Entre as mães, os efeitos foram mais expressivos em mulheres que acumulavam múltiplas vulnerabilidades, como a condição de extrema pobreza e a autodeclaração como pardas ou pretas. Nesse grupo, a redução na incidência da Aids chegou a 53%.
“O maior impacto foi observado entre mães pardas/pretas, extremamente pobres, mas com ensino superior completo, que apresentaram uma redução de 56% na incidência da doença”, destacou a pesquisadora Andréa Ferreira da Silva, do Cidacs.
O estudo reforça que a pobreza é um fator determinante para diversas doenças, incluindo o HIV/Aids. Programas como o Bolsa Família, ao promover rápida cobertura em larga escala, contribuíram para a redução da desigualdade social e para melhorias em indicadores de saúde, com potencial para diminuir de forma significativa a carga desproporcional da doença em populações mais marginalizadas.
O post Bolsa Família reduz em até 55% mortes por Aids entre mulheres em situação de vulnerabilidade apareceu primeiro em Segundo a Segundo.