A Caixa Econômica Federal fechou parceria com a plataforma de educação DIO para oferecer bolsas de estudo a mulheres que querem trabalhar com Inteligência Artificial e Low Code. As inscrições começam nesta segunda-feira (28/10) e serão oferecidas bolsas de estudo gratuitas para dez mil mulheres.
Denominada “Bootcamp: Coding The Future CAIXA: IA Generativa com Microsoft Copilot”, as estudantes conhecerão as técnicas e ferramentas necessárias para o desenvolvimento de inteligência artificial e de aplicativos usando o método low code, que usa ferramentas gráficas intuitivas e funcionalidades integradas, diferentes do modo tradicional (pro-code).
Por meio do ensino imersivo e intensivo, intercalando teoria e prática, as novas habilidades permitirão às alunas atuar em diversos mercados que hoje são dominados pelos homens, o que deve resultar em soluções com novos paradigmas, dando pluralidade ao universo tecnológico.
A iniciativa incentiva a participação de mulheres nas carreiras STEM (sigla em inglês para Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática), reforçando a equidade de gênero no setor e fomentando a entrada de novos profissionais na área de tecnologia. Também contribui para a redução da escassez de mão de obra qualificada, oferecendo ao mercado profissionais com novas perspectivas e habilidades.
A gerente nacional da CAIXA, responsável pela iniciativa, Thayssa Lamas Gelenske explica que “incluir mais mulheres no setor de STEM não é apenas uma questão de equidade, mas também de promover uma transformação. Cada nova perspectiva feminina que entra nesse campo amplia a capacidade de criar soluções mais inovadoras, de transformar o mundo com mais empatia e de inspirar outras a sonharem grande. Quando damos espaço para que todos e todas possam brilhar, fortalecemos uma inovação de impacto que vai além, trazendo propósito e significado para a sociedade.”
LEIA TAMBÉM: Coco Bambu e Picanha Mania abrem vagas em Manaus
Como fazer a inscrição no curso da Caixa?
Para se inscrever no curso oferecido pela Caixa não é necessário ter formação ou experiência em tecnologia da informação, inteligência artificial ou Low Code. A carga horária será de 39 horas, podendo ser alterada conforme fechamento da grade.
O material do curso ficará disponível até 17 de janeiro de 2025. A inscrição acontece até 4 de dezembro e pode ser feita aqui. Convém destacar que a capacitação será feita apenas pela plataforma da DIO na internet.
Durante a trilha, as estudantes terão que superar diversos desafios. Quanto mais pontos obtiver, melhor a posição no ranking. Quem precisar de suporte poderá recorrer ao link de ajuda, disponível na página oficial do Bootcamp. Também será criado um fórum para compartilhar conhecimentos e esclarecer dúvidas, além das aulas ao vivo, que serão transmitidas na plataforma (Live).
De acordo com a Caixa, todas as participantes que finalizarem a trilha terão o nome incluído na plataforma Talento Match, que lista as profissionais qualificadas e que podem ser contratadas pelas mais de cem empresas parceiras que trabalham na área de tecnologia. Além disso, receberão um certificado de conclusão.
A DIO (Digital Innovation One) é uma plataforma de educação que conecta seus alunos a empresas que procuram profissionais da área tecnológica. Atualmente, possui cerca de 1,5 milhão de estudantes e profissionais matriculados e um ecossistema que alcança 2.300 campus universitários, 11.000 professores e 142 parceiros de impacto social, incluindo governos estaduais e municipais, instituições de ensino e ONGs.
A parceria com a DIO reforça o compromisso da CAIXA com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, orientando as ações e projetos da organização rumo a um futuro mais justo, inclusivo e sustentável. Dentro de suas diversas frentes de atuação, destaca-se a Cidadania Plena, que prioriza o público de mulheres.
O post Caixa oferece bolsa de estudos para mulheres fazerem cursos de tecnologia apareceu primeiro em Segundo a Segundo.