Avançar para o conteúdo
Início » Casos de falta de água aumentam 45% em Manaus

Casos de falta de água aumentam 45% em Manaus

Continua após a publicidade..
Continua após a publicidade..

Entre janeiro e julho deste ano, Manaus registrou aumento de 45% nos casos de interrupção no fornecimento de água à população. As principais causas foram manutenção emergencial e falta de energia.

As informações constam em comunicados emitidos pela concessionária Águas de Manaus, analisados pelo Segundo a Segundo. Em média, em 2024, foram quatro interrupções no fornecimento de água por mês, totalizando 29 situações em que a população ficou sem água nas torneiras.

Continua após a publicidade..

De janeiro a julho do ano passado, a média diária de interrupção ficou em três dias, com um total de 20 interrupções para manutenção pela concessionária.

LEIA TAMBÉM: ‘Série Encontro das Águas’ completa 10 anos com mais de 150 apresentações

Continua após a publicidade..

Além das manutenções, a população também reclama dos problemas de fornecimento. Uma moradora do bairro Campo Salles, zona Oeste de Manaus, disse que a sua rua teve o fornecimento de água interrompido durante uma semana no mês de julho.

Sou moradora do Tarumã, recentemente passamos por sérios problemas com a falta de água, devido a manutenção das subestações das unidades, ficamos por vários dias sem o fornecimento de água e isso é muito difícil, principalmente pelo calor da nossa cidade. Quando acontece a suspensão do abastecimento fica complicado, muitas vezes, temos que recorrer a vizinhos que tenham mais de uma caixa de água e que possam dividir. Sei que a manutenção é muito importante para a população, mas eu acho que deveria ser resolvido de uma outra forma, ficar sem água é muito difícil, precisamos dela para tudo”, contou a moradora, que preferiu não revelar o nome.

Em nota enviada ao Segundo a Segundo, a concessionária Água de Manaus ressaltou que as manutenções emergenciais podem ser reflexo de questões hidráulicas, mecânicas, pelo desgaste causado pelo tempo e/ou por ocorrências relacionadas à falta de energia.

Continua após a publicidade..

“As manutenções emergências – que refletem a maioria dos comunicados – podem acontecer por questões hidráulicas, mecânicas, pelo desgaste causado pelo tempo e/ou por ocorrências relacionadas à falta de energia, serviço o qual a concessionária não possui interferência. Para prevenir ocorrências hidráulicas e mecânicas, são realizadas manutenções programadas, sempre avisadas para a população com pelo menos 48h de antecedência.”

“No início do mês de junho, a Águas de Manaus realizou uma melhoria programada no sistema abastecido pela Complexo Ponta do Ismael, que é responsável pelo abastecimento de 70% da cidade de Manaus. Na ocasião, a concessionária atuou em diversas frentes de obras, como troca de registros de grande porte, interligação de adutoras, além de melhorias elétricas e mecânicas que irão proporcionar a otimização dos serviços.”

Continua após a publicidade..

A Águas de Manaus esclareceu que os comunicados emitidos no primeiro trimestre de 2024 são relacionados a atualização ou conclusão de manutenções.

“A Águas de Manaus investe em tecnologia e possui ainda um Centro de Controle de Operacional (CCO) que permite o monitoramento de todo sistema, 24h por dia, sem interrupções. Por meio do centro, é possível monitorar toda estrutura, composta por mais de 200 pontos e realizar manobras operacionais. De todos os comunicados questionados pela reportagem, sobre o primeiro semestre de 2024, a maior parte (11) está relacionada a atualização ou conclusão de manutenções. As outras estão ligadas à serviços mecânicos, hidráulicos e elétricos. Com todas essas variáveis expostas anteriormente, não é possível fazer um recorte comparativo sobre aumento ou redução de ocorrências entre um ano e outro, tampouco criar um índice preciso sobre tais ocorrências”, alegou a concessionária.

Em caso de falta de água, a concessionária Águas de Manaus disponibiliza o número 0800 092 0195, que também funciona para WhatsApp. Caso o hidrômetro esteja registrando números maiores que o consumo do cidadão, o Instituto de Pesos e Medidas do Amazonas (IPEM) recebe denúncias relacionadas ao mau funcionamento do instrumento. Nesse caso, a população pode denunciar através do número 0800 092 2020.

Em casos de práticas abusivas ou danos morais, os consumidores podem registrar denúncias através dos canais de atendimento do Procon-AM: (92) 3215-4009 ou 0800 092 1512 (segunda a sexta, das 8h às 14h, exceto feriados), site www.procon.am.gov.br ou correio eletrônico: [email protected].

O post Casos de falta de água aumentam 45% em Manaus apareceu primeiro em Segundo a Segundo.