A Rede Mapinguari prepara para o mês de setembro a estreia do “Cineclube Itinerante para as Infâncias Mapinguari – democratização de acesso, formação de público, ludicidade e criticidade”. O projeto cultural levará cinema, debates e oficinas para a comunidade Nossa Senhora do Livramento, na zona rural de Manaus, e também para uma escola pública de Manaus.
O Cineclube Itinerante para as Infâncias Mapinguari, idealizado pelas produtoras culturais Anne Oliveira e Ana Cláudia Motta, é um projeto de Arte-Educação que reúne uma equipe multidisciplinar formada por artistas experientes com formação e atuação também nas áreas de Pedagogia, Sociologia e Filosofia, potencializando o caráter artístico e educativo do projeto.
LEIA TAMBÉM: Manaus recebe 4º Encontro de Profissionais da Dança do Amazonas
Integrando o projeto, nomes como dos artistas Márcio Braz, Narda Telles, Ana Cláudia Motta e Roberto Carlos Junior protagonizam os atos do cineclube, em diferentes frentes.
Anne explica que o Cineclube contará com a exibição de filmes de curta e/ou média metragem, além de promover debates mediado artisticamente e oficinas.
“A estreia acontecerá na comunidade Nossa Senhora do Livramento, visando construir um espaço democrático de arte e cultura, entretenimento e de difusão de obras do audiovisual brasileiro, em especial, do Amazonas”, destacou a produtora.
O que é o Cineclube Mapinguari?
O projeto está dividido em etapas e já nasce abrindo o processo de seleção para os filmes, curtas e/ou médias metragens que serão exibidos durante as apresentações. Nesse processo que inicia nesta quarta-feira (27/08) e segue até o domingo (31/08), serão selecionados filmes de curta metragem para as infâncias ou de classificação Livre, com temas educativos, filosóficos, poéticos entre outros, para serem exibidos na Comunidade do Livramento.
Artistas que possuam o direito de filmes de curta-metragem voltados para as infâncias ou de classificação livre podem inscrever seus filmes, no período de 26 a 31 de agosto, pelo email: [email protected], enviando os seguintes dados: Nome completo do artista e CPF, cidade/estado, nome do filme, duração, classificação indicativa, sinopse, link do filme para a avaliação, com senha, se necessário.
O ator, diretor e produtor cultural, Márcio Braz, é um dos curadores dessa seleção e ressalta que, com essa iniciativa, o projeto busca valorizar o trabalho dos artistas e produtores do audiovisual do Amazonas.
“Importante ressaltar que estaremos recebendo projetos nacionais, mas 70% da programação será de produções feitas pelos artistas do nosso estado, dando visibilidade, fomentando, desenvolvendo e aquecendo a cadeia produtiva no audiovisual do Amazonas”, destacou Márcio Braz.
O Cineclube Mapinguari foi Contemplado pelo Edital nº 18/2024 de Chamamento Público para Ações na Área do Audiovisual – Lei Paulo Gustavo, Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Amazonas – SEC/AM. As etapas iniciais do projeto incluem também um concurso infantil para nomear o mascote do projeto, além de um concurso de desenho.
O post Cineclube Itinerante Mapinguari abre processo de seleção de filmes apareceu primeiro em Segundo a Segundo.