Com risco de incêndios no calor, Cemitérios de Manaus fazem recomendações sobre uso de velas

Em razão do clima seco e das altas temperaturas registradas nos últimos dias em Manaus, administradores de cemitérios municipais estão orientando a população a evitar o uso de velas diretamente sobre túmulos, como forma de prevenir focos de incêndio e preservar a segurança dos espaços.

Recentemente, dois incidentes foram registrados no cemitério Nossa Senhora Aparecida, no bairro Tarumã, zona Oeste da cidade. O primeiro ocorreu na última sexta-feira (25/7), quando um incêndio de grandes proporções atingiu a quadra 31, destruindo parte da vegetação. Já na segunda-feira (28/7), um novo foco de fogo surgiu na quadra 44, também causado pelo uso inadequado de velas. Em ambas as situações, a ação rápida das equipes de manutenção e do Corpo de Bombeiros impediu danos maiores.

Para evitar novos episódios, os responsáveis pelos cemitérios pedem que os visitantes adotem alternativas mais seguras para as homenagens aos entes queridos, como o uso de flores naturais ou artificiais. Também é recomendado que o acendimento de velas seja feito apenas nos cruzeiros — estruturas específicas e monitoradas, preparadas para esse tipo de prática religiosa com segurança.

LEIA TAMBÉM: Reintegração de posse causa tumulto no Tarumã

As orientações têm como objetivo reduzir riscos à integridade física das pessoas que frequentam os cemitérios, preservar a estrutura dos túmulos e evitar danos ambientais. A colaboração dos visitantes é considerada essencial para manter esses espaços como locais de memória e respeito, livres de situações que possam causar acidentes ou prejuízos.

Essas medidas preventivas seguem válidas durante todo o ano, com atenção especial nos períodos mais quentes e secos, quando aumenta a probabilidade de ocorrência de incêndios causados por fontes de calor, como velas e outros materiais inflamáveis.

O post Com risco de incêndios no calor, Cemitérios de Manaus fazem recomendações sobre uso de velas apareceu primeiro em Segundo a Segundo.

Related Post

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *