Desde agosto está sendo distribuído dos lucros do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS). A Caixa Econômica Federal planeja o repasse de R$15 bilhões para mais de 130 milhões de trabalhadores contemplados. O pagamento acontece quando o fundo obtém resultados positivos.
O FGTS pode ser resgatado quando o trabalhador enfrenta algumas situações, como demissão sem justa causa, a compra da casa própria, em caso de doenças graves e aposentadoria. O FGTS gera lucros porque o dinheiro depositado é investido em áreas como habitação, saneamento básico e infraestrutura.
Tem direito a receber o lucro do FGTS todos os trabalhadores que possuíam contas ativas no FGTS em 31 de dezembro de 2023. Isso inclui, tanto contas ativas (emprego atual), quanto contas inativas (empregos anteriores). O valor do pagamento varia de pessoa para pessoa, pois é levado em consideração o saldo que a pessoa tinha em sua conta do FGTS no dia 31 de dezembro.
O cálculo funciona assim: o conselho do FGTS define todo ano um índice de distribuição. O de 2023 é de 0,02693258.
LEIA TAMBÉM: Caixa, repositor e mais vagas abertas no Grupo Baiano em Manaus
Como faz a consulta do lucro do FGTS?
A única maneira de confirmar é através do aplicativo do FGTS. Para isso, é preciso ter uma conta Caixa.gov.br.
1)Abra o app do FGTS;
2)Faça o login usando a senha da sua conta Caixa.gov;
3)Na tela inicial, clique na conta que deseja consultar;
4)Se você tiver direito aos lucros, a sigla AC CRED DIST RESULTADO ANO BASE 12/2023 deverá aparecer no seu extrato. Importante destacar que o pagamento foi até dia 31 de agosto.
O post Como saber se tem direito a lucro do FGTS? apareceu primeiro em Segundo a Segundo.