Hoje em dia, muitas pessoas nem andam com dinheiro na carteira. As maquininhas de pagamento por cartão e o Pix facilitaram, e muito, a vida de vendedores e compradores. Em qualquer lugar que se vá, lojas, mercados, farmácias, restaurantes e até no comércio informal há a possibilidade de pagar pela maquininha, seja na função débito ou crédito.
Realizar pagamentos pela maquininha é super prático, basta inserir o cartão, digitar a senha e pronto. Com a possibilidade de pagamento por aproximação, a agilidade é ainda maior, muitas vezes é só aproximar o cartão sem nem a necessidade de digitar a senha.
Por ser uma modalidade de pagamento prática e rápida é comum fazer a transação no automático e se esquecer de observar alguns cuidados de segurança. E são nesses momentos, que os criminosos entram em ação. A distração costuma ser a oportunidade que o criminoso espera para aplicar um golpe.
Confira as dicas de segurança
1. Sempre confira o valor da transação e se está digitando a senha no campo correto.
Golpistas de passando por vendedores podem tentar passar um valor maior do que o da compra, registrando no aparelho R$ 300,00 ao invés de R$ 30,00 por exemplo. Normalmente este tipo de golpe ocorre em comércios informais, shows e grandes eventos.
Não deixe que ninguém observe o teclado enquanto digita e verifique se está digitando a senha no campo correto para que não fique exposta ao olhar de terceiros. Ao digitar a senha sempre deverá aparecer asteriscos na tela.
2. Nunca entregue o seu cartão ao vendedor, insira você mesmo o cartão na maquininha.
O cartão sempre deve ficar sob sua supervisão para evitar que seja trocado ou fotografado por golpistas. Lembre-se que com os dados do cartão é possível realizar compras online.
Para facilitar a identificação do seu cartão, uma dica prática é fazer uma marca visível no plástico ou colar um adesivo para identificá-lo mais facilmente.
3. Em pagamentos por aproximação, confira o valor do pagamento na tela da maquininha antes de aproximar o cartão.
Você não vai querer ter a surpresa ao conferir o extrato que pagou um valor maior pela compra, não é mesmo? Então, sempre cheque o valor que está pagando.
4. Jamais realize pagamentos em maquininhas com o visor danificado ou com adesivos colados que não permitam a visualização completa das informações da tela.
Qualquer que seja a desculpa apresentada pelo vendedor, não realize a compra. Melhor ficar sem o produto do que correr o risco de cair em um golpe.
5. Sempre peça e confira a segunda via do comprovante de pagamento e ative o serviço de notificações, como por exemplo via SMS ou Push, oferecida pelos bancos.
Checar o comprovante é uma medida simples que pode evitar muita dor de cabeça. E se você preferir, ativando o serviço de notificação, uma mensagem será enviada para o seu smartphone ou smartwatch a cada pagamento realizado para que possa realizar a conferência.
6. Personalize os seus limites de pagamento de acordo com suas reais necessidades.
No BB você pode ajustar seus limites de movimentação pelo App BB, no Menu em Meus Limites.
LEIA TAMBÉM: Empresa alerta para novo golpe com cartões por aproximação
Para mais orientações sobre segurança digital, acesse a página do BB. Conheça também o Guia de Segurança do BB e confira os episódios do podcast Segurança em Rede.
A informação é a melhor forma de prevenção a fraudes e golpes. Fique atento e ajude a proteger os seus amigos e familiares. Compartilhe as informações.
O post Confira dicas para evitar golpe da maquininha na hora das compras apareceu primeiro em Segundo a Segundo.