Covid-19 é a principal causa de internações de idosos no Amazonas

O novo boletim InfoGripe, elaborado pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e divulgado nesta quinta-feira (4), aponta que a Covid-19 é atualmente a principal causa de hospitalização por Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) entre idosos no Amazonas. A análise é referente à semana epidemiológica que vai de 24 a 30 de agosto.

Além dos idosos, o Amazonas também registra aumento expressivo de SRAG entre crianças de até quatro anos. Nesse grupo, os casos estão associados principalmente ao Vírus Sincicial Respiratório (VSR), outro agente comum de infecções respiratórias graves.

Segundo a Fiocruz, embora os níveis de Covid-19 ainda não sejam considerados alarmantes, a circulação recente do vírus Sars-CoV-2 em diversos estados acende um alerta, especialmente para grupos de risco no Amazonas.

A pesquisadora Tatiana Portella, responsável pelo boletim, recomenda que idosos e pessoas imunocomprometidas mantenham o esquema vacinal em dia, com reforços a cada seis meses.

“Idosos e imunocomprometidos devem receber doses de reforço a cada 6 meses, para garantir a proteção contra o vírus. Já os demais grupos de risco, como pessoas com comorbidades, precisam tomar a dose de reforço uma vez ao ano. Além disso, com a maior circulação de vírus respiratórios, em especial o rinovírus entre crianças e adolescentes, a gente recomenda que, caso esse grupo apresente sintomas de gripe ou resfriado, que permaneça em casa em isolamento e evite frequentar a escola”, orientou a pesquisadora.

A Fiocruz também orienta que crianças e adolescentes com sintomas de gripe ou resfriado permaneçam em casa para evitar a disseminação de vírus respiratórios, como o rinovírus, cuja circulação tem aumentado em várias regiões.

O boletim InfoGripe é uma ferramenta do Sistema Único de Saúde (SUS) usada para monitorar casos de SRAG no país e auxiliar na resposta a eventos de saúde pública.Anexar.

O painel epidemiológico da COVID-19 emitido pela Fundação de Vigilência em Saúde no Amazonas Doutora Rosemary Costa Pinto, divulgado na quarta-feira (3), aponta que nos últimos sete dias foram diagnósticados 237 novos pacientes com a doença, mas com nenhuma morte confirmada. Deste total, dois pacientes estavam internados em UTI e outros quatro estavam em leitos especiais para pacientes com Covid.

O post Covid-19 é a principal causa de internações de idosos no Amazonas apareceu primeiro em Segundo a Segundo.

Related Post

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *