Você provavelmente já passou por essa situação: ao chegar em um restaurante self-service e pegar o prato para se servir, ver que ele estava quente. Muitas pessoas acreditam que isso aconteça porque, geralmente, o balcão está aquecido por toda a comida. Mas existe outro motivo por trás disso.
Manter os preços aquecidos é um detalhe importante para que os clientes tenham a melhor experiência gastronômica possível, afinal, ninguém é muito fã de comer comida fria, certo?
Pratos aquecidos ajudam a manter a comida quente. (Foto: Canva)
A função dos pratos aquecidos
Pouca gente sabe, mas um dos segredos para a comida de restaurante sempre parecer mais saborosa é o uso de pratos aquecidos. Ao transferir uma refeição para um prato frio, a comida começa a esfriar rapidamente, o que pode comprometer a qualidade do prato.
Neste sentido, os pratos aquecidos são fundamentais para garantir que a refeição chegue à mesa quente e fresca, elevando a experiência gastronômica.
A ciência explica
A importância do prato aquecido é cientificamente comprovada. Tudo começa pela condução, que é o processo pelo qual o calor é transferido de um objeto quente para um frio. Ou seja, quando uma refeição quente é colocada em um prato frio, o calor da comida é transferido para o prato, resultando em uma refeição que esfria mais rápido.
Para evitar o esfriamento da comida, os restaurantes aquecem os pratos à mesma temperatura ou até mais quentes do que a comida sendo servida. Isso não apenas mantém a comida quente por mais tempo, mas também melhora a apreciação da refeição pelo cliente.
Como é feito o aquecimento
Você deve estar se perguntando: ok, mas como os pratos permanecem quentes? Diversas são as técnicas utilizadas pelos restaurantes para garantir isso.
- Lâmpadas de calor
- Aquecedores de tiras
- Aquecedores especiais de pratos
- Manter a pilha em fogo baixo
A prática de aquecer o prato pode, inclusive, ser feita em casa. Antes de servir uma refeição, coloque os pratos no forno em fogo baixo por um ou dois minutos. Outra opção é aquecer os pratos sob a grelha antes de servir.
Se o forno estiver ocupado, colocar pratos limpos em água quente na pia pode ser uma solução rápida. Micro-ondas, fogões quentes e lava-louças com configuração de vapor quente também são métodos eficazes para aquecer pratos.
Aquecer pratos antes de servir é uma prática simples, mas eficaz, que pode elevar a qualidade das refeições tanto em restaurantes quanto em casa. Da próxima vez que você preparar um jantar especial, experimente aquecer os pratos para garantir que sua comida permaneça quente e deliciosa até o último mordida.
O post ‘Cuidado, quente’: por que os pratos do self-service são aquecidos? apareceu primeiro em Edital Concursos Brasil.