Uma ação promovida na Estação da Luz, localizada na cidade de São Paulo (SP), irá permitir que os passageiros identifiquem de quais países são os seus antepassados. A iniciativa estará disponível nesta quarta-feira (21), das 7h às 14h. A descoberta será possibilitada por meio de uma pesquisa realizada em quatro plataformas de genealogia, tendo acesso a acervos digitalizados.
Para conseguir descobrir de onde são os seus antepassados, os passageiros deverão apresentar um documento pessoal, com nome dos pais. Será preciso informar também o nome completo dos avós. Para auxiliar na busca, dois especialistas em árvore genealógica estarão presentes da estação da Luz.
Medida visa comemorar a imigração italiana na capital paulista
A ação acontecerá de forma gratuita para todos os passageiros que passarem pela estação da Luz nesta quarta-feira (21). A medida surgiu como uma forma de comemorar os 150 anos da imigração italiana no Brasil, visto que a data oficial da celebração é o dia 21 de fevereiro. Segundo documentos e estudos, o navio La Sofia chegou ao Brasil nesta data de fevereiro, no ano de 1874. A bordo, estavam cerca de 400 italianos.
“É muito importante que a população tenha consciência de onde veio para poder ir atrás de outra cidadania, que é uma porta de entrada para quem quer morar fora e ter uma vida confortável em outro país”, afirmou Gabriela Rotunno, CEO da Rotunno Cidadania. A empresa é a responsável pela ação na Estação da Luz.
Segundo dados da Secretaria de Turismo e Viagens, o estado de São Paulo possui cerca de 13 milhões de italianos. Ao analisar a quantidade total de cidadãos no estado, os descendentes italianos representam cerca de 32,5% da população paulista. Com isso, São Paulo é o estado com o maior número de descendentes italianos no país. Em seguida, está o Paraná, com 3,7 milhões de descendentes (37% da população), e o Rio Grande do Sul, com 3 milhões de descendentes (27% da população). Ao todo, o Brasil conta com 32 milhões de descendentes, divididos entre diferentes estados.