O edital “Jornalismo e Comunicação Local no Combate à Extrema Pobreza”, com intuito de estimular jornalistas, comunicadores e coletivos de comunicação a se engajarem na produção de conteúdo sobre extrema pobreza, segue com inscrições abertas até esta quarta-feira (12/06).
Ao todo, serão selecionados 12 comunicadores para a produção de 60 materiais jornalísticos. Todos os escolhidos receberão um auxílio no valor de R$ 9.000. As oportunidades são Ipixuna (a 1.367 quilômetros de Manaus) e Eirunepé (a 1.159 quilômetros da capital). Além disso, também existem oportunidades para o Pará (PA) e Maranhão (MA).
Entre as questões que serão abordadas nos conteúdos produzidos estão pautas sobre impacto social relacionados a extrema pobreza e subdesenvolvimento, considerando questões como raça, gênero e território.
Com a coordenação editorial realizada pela Agência Mural de Jornalismo das Periferias, o projeto é parte da cooperação técnica firmada pela Vale, a Fundação Roberto Marinho e o Canal Futura. A seleção acontecerá entre os dias 13 e 23 de junho. As entrevistas serão realizadas entre os dias 24 e 28 deste mês.
LEIA TAMBÉM: Grupo 3NF busca aquaviários de cinco tipos de profissão
Entre os critérios de avaliação na seleção, os candidatos terão de enviar uma sugestão para uma série de reportagens. Será levado em conta a pertinência da proposta em abordar a extrema pobreza, destacando questões locais e interseccionais (considerando as questões de gênero e raça), apresentando soluções ou novas perspectivas sobre o assunto, com respeito à dignidade das pessoas retratadas e ética na abordagem.
O post Edital oferece até R$9 mil para comunicadores de Ipixuna e Eirunepé apareceu primeiro em Segundo a Segundo.