Em Manacapuru, Afya promove Workshop sobre as transformações na Medicina com a chegada da IA

A Afya Faculdade de Ciências Médicas de Manacapuru realizou, nesta quinta-feira (18/09), o 2º Workshop de Inteligência Artificial na Medicina, reunindo profissionais da saúde, acadêmicos e representantes da imprensa para debater os impactos da IA na prática médica e no ensino da saúde.

A abertura foi conduzida pelo diretor regional da Afya, o médico Itamar Magalhães, que destacou a relevância das ferramentas de Inteligência Artificial no cotidiano dos médicos. Ele apresentou exemplos práticos, como o Whitebook Assist e o iClinic Assist, plataformas que ajudam a otimizar tempo e garantir maior qualidade no atendimento. 

LEIA TAMBÉM: Grafite: artistas vão mudar paisagem no Viver Melhor

O diretor salienta que essas tecnologias permitem que os médicos gastem menos tempo em tarefas burocráticas, como a escrita de prontuários e receitas, e se dediquem mais aos pacientes, relação considerada insubstituível na prática clínica.

Um dos pontos discutidos foi a dificuldade que muitos pacientes enfrentam ao interpretar a caligrafia médica. Nesse contexto, a IA surge como aliada para trazer clareza e segurança às prescrições.

A tecnologia não substitui o vínculo humano entre médico e paciente, mas pode aprimorar a interatividade e a eficiência do atendimento, disse o diretor da Afya.

Além das palestras, os participantes visitaram a estrutura da faculdade e conheceram as salas de simulação com recursos de IA, onde os alunos passam por treinamentos que os preparam para situações reais da prática médica. Esses ambientes contam com bonecos inteligentes que simulam diferentes perfis de pacientes, desde crianças e bebês até gestantes em trabalho de parto, proporcionando uma formação mais próxima da realidade clínica.

A programação foi marcada por conteúdos interativos, apresentações práticas e debates sobre as principais tendências do setor no Brasil e no mundo. Para o coordenador do curso de Medicina, Nicolas Estaban, o encontro reforça o compromisso da Afya em unir ensino e tecnologia.

“O nosso encontro de hoje é muito relevante, é algo que a Afya já faz e discute há tempo, a aproximação e a formação médica com a Inteligência Artificial, com as tecnologias, em prol da vida, da Saúde e de uma formação médica robusta. A ideia desse encontro é fortalecer o ensino e as nossas práticas com os alunos aqui na Afya Manacapuru”, disse.

O 2º Workshop de IA na Afya representou uma oportunidade para refletir sobre o futuro da medicina, destacando a importância de unir inovação e cuidado humano em prol de uma saúde mais eficiente e acessível.

Com foco na interiorização, a Afya tem ampliado seus investimentos levando programas a regiões brasileiras onde havia cursos na área de saúde, o que ajudará na formação de novos médicos em municípios que enfrentam a escassez de trabalhadores da saúde

O post Em Manacapuru, Afya promove Workshop sobre as transformações na Medicina com a chegada da IA apareceu primeiro em Segundo a Segundo.

Related Post

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *