O plantio de árvores nativas e ações de educação ambiental em comunidade ribeirinha vão marcar a Semana do Meio Ambiente 2024, coordenada pela startup Tree Earth, especializada em recuperação de áreas degradadas.
Com iniciativas que incluem o projeto Barco Escola, que leva educação ambiental e empreendedora para crianças e adolescentes, a semana contará com a participação de Samsung, Caloi, Greif, Atem, além do Tribunal Regional do Trabalho da 11ª Região (TRT-11) e Secretaria Municipal de Educação (Semed).
De acordo com o CIO da Tree Earth, Vicente Tino, a Semana do Meio Ambiente deste ano reforça os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU) – um conjunto de 17 metas a serem alcançadas até ano de 2030. “Falamos especialmente do ODS 17, que são as parcerias para o desenvolvimento sustentável. Não conseguimos chegar a resultados tão vastos se agirmos de forma isolada”, destacou.
Nesta terça-feira (04/06), o plantio foi realizado em conjunto com a Samsung, o TRT-11 e a Semed. Foram plantadas mudas de mogno, ipê-branco e cumaru. Na próxima quinta-feira (06/06), a ação ambiental será em parceria com a Greif, fabricante de embalagens industriais. A sexta-feira (07/06) contará com plantio em parceria com a Caloi, gigante das bicicletas, e a semana finaliza no sábado com ação em parceria com a Atem.
Todos os plantios de árvores nativas da Amazônia serão georreferenciados pelo aplicativo Tree Earth, uma plataforma que garante transparência e permite que as informações de cada muda sejam rastreáveis por meio de qualquer aparelho conectado à internet.
Com os plantios, a startup reforça a contribuição com o ODS 15, que é proteger, recuperar e promover o uso sustentável dos ecossistemas terrestres, gerir de forma sustentável as florestas, combater a desertificação, deter e reverter a degradação da terra e deter a perda de biodiversidade.
Plantio de árvores e outras ações de educação ambiental
Neste ano, as empresas Samsung, Greif, Atem e Caloi aderiram ao Barco Escola Tree Earth, um projeto de educação ambiental e de justiça trabalhista, além de capacitação empreendedora junto a escolas municipais no entorno do Lago do Puraquequara, na zona rural de Manaus.
“Reforçamos a parceria com as empresas para mostrar que o plantio da Semana do Meio Ambiente não é uma ação pontual, mas a demonstração de um compromisso das empresas e instituições com o meio ambiente e com a educação das comunidades ribeirinhas”, afirmou Vicente Tino.
O projeto Barco Escola conta com parceria do TRT-11, que firmou Acordo de Cooperação Técnica com a Semed, no ano passado, com previsão de plantio de mil mudas nativas.
LEIA MAIS: Jabil se une à startup Tree Earth para plantio de árvores georreferenciadas
Além dos plantios, a Semana do Meio Ambiente 2024 inclui outras iniciativas como educação ambiental e empreendedora para alunos da Escola Municipal Santa Luzia, localizada às margens do Puraquequara, palestras sobre os ODS na Samsung e na Innova, além de palestra na Uninter.
Com as palestras, o objetivo da Tree Earth é reforçar o ODS 10, que preconiza a redução das desigualdades.
O post Em Manaus, empresas fazem plantio de árvores nativas apareceu primeiro em Segundo a Segundo.