Empresas comemoram oito meses sem assaltos a rotas de trabalhadores em Manaus

O Polo Industrial de Manaus (PIM) alcançou a marca de oito meses consecutivos sem registros de assaltos nas rotas do transporte especial de trabalhadores, incluindo pontos de coleta e trajetos até as fábricas.

A conquista de mais de 240 dias sem ocorrências foi comemorada por representantes da indústria e das forças de segurança pública como um marco da atuação integrada entre a Federação das Indústrias do Estado do Amazonas (FIEAM), por meio de sua Coordenadoria de Segurança Pública (CSEG), e os comandos da Secretaria de Segurança Pública (SSP-AM), Polícia Militar, Polícia Civil, Centro Integrado de Comando e Controle (CICC) e sindicatos de transportadores.

LEIA TAMBÉM: Mulher mantinha arsenal escondido em casa em Jutaí

Desde a criação da CSEG na FIEAM, no início de 2024, as ações de combate às ocorrências nas rotas foram intensificadas com foco em inteligência, georreferenciamento, reforço da segurança em áreas críticas, implantação de novas tecnologias e maior integração entre os diversos atores envolvidos.

“Oito meses sem assaltos nas rotas é um marco histórico para o PIM. Quando iniciamos a coordenação de segurança na FIEAM, nossa meta era reduzir os casos. Hoje, celebramos uma redução de 100% nas ocorrências. Isso mostra que a união entre o setor produtivo e as forças de segurança gera resultados concretos”, destacou Orlando Auzier, coordenador da CSEG.

Além da marca de zero assaltos desde dezembro de 2024, o número de ocorrências em pontos de coleta e embarque de trabalhadores também caiu significativamente. A comparação entre os períodos de janeiro a julho de 2024 e o mesmo intervalo em 2025 revela uma redução de 78% nos registros.

Entre 2015 e 2024 foram contabilizadas mais de 560 ocorrências de assaltos a trabalhadores do PIM. Somente em 2024, mesmo com os avanços, ainda foram registrados 72 casos — com picos entre março e junho. Em 2025, até o momento, não houve nenhum registro.

A estratégia de segurança nas rotas inclui o uso de tecnologias como GPS, câmeras com conexão 3G nos ônibus, botão de pânico integrado ao CICC, além de monitoramento em tempo real e reforço do policiamento em pontos críticos, mapeados em parceria com as indústrias.

Tríplice hélice em ação ajuda a reduzir assaltos

O grupo “Anjos da Guarda”, que reúne representantes das empresas e dos órgãos de segurança pública, também teve papel fundamental na articulação das ações. A atuação conjunta entre o setor produtivo, as forças de segurança e os próprios trabalhadores mostra que é possível garantir um ambiente mais seguro e protegido para quem atua na Zona Franca de Manaus.

“O fortalecimento da colaboração entre o setor produtivo, a segurança pública e os próprios colaboradores do PIM, baseado no modelo da tríplice hélice, tem gerado resultados positivos. A criação do NURRC e do NIRC, dentro da estrutura da Secretaria de Segurança Pública, somada à sinergia da CSEG/FIEAM com a SSP, contribuiu diretamente para a redução dos roubos nas rotas e também para diminuir a atratividade do principal item roubado: o celular”, afirmou o vice-presidente da FIEAM, Nelson Azevedo.

O secretário de Segurança Pública do Amazonas, coronel Vinícius Almeida, reforçou o compromisso das forças de segurança e destacou o papel estratégico da indústria nesse processo.

“Os resultados refletem uma ação integrada. A parceria com a FIEAM e o trabalho contínuo das forças de segurança — como a Operação Rota Segura, a Operação Catraca e o patrulhamento noturno em pontos estratégicos — têm sido decisivos. Também é fundamental o trabalho da Polícia Civil, por meio do NURCC, no combate a esse tipo de crime. Graças a esse esforço conjunto, registramos apenas um caso de roubo a rota nos seis primeiros meses de 2025”, afirmou.

A redução histórica nos índices de criminalidade nas rotas do transporte de trabalhadores do PIM reforça o papel da articulação interinstitucional como caminho eficaz para enfrentar desafios urbanos e sociais. O resultado obtido em Manaus demonstra que, com planejamento, investimento em tecnologia, inteligência policial e compromisso do setor produtivo, é possível transformar realidades e garantir mais segurança para milhares de trabalhadores que movimentam a economia da região

O post Empresas comemoram oito meses sem assaltos a rotas de trabalhadores em Manaus apareceu primeiro em Segundo a Segundo.

Related Post

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *