Um bebê de quatro meses com diagnóstico de bronquiolite aguda grave foi resgatado na tarde de terça-feira (12) na comunidade Santa Maria, situada na zona rural de Manaus. A ação foi coordenada pelo Departamento Integrado de Operações Aéreas (Dioa), após solicitação feita pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) por volta das 13h.
De acordo com informações do delegado Rafael Montenegro, coordenador do Dioa, a comunidade está localizada a cerca de 75 quilômetros da capital amazonense. A equipe aérea se deslocou até o local, prestou os primeiros atendimentos, estabilizou a criança e transportou o bebê, acompanhado da mãe, até Manaus.
LEIA TAMBÉM: Transporte aéreo é usado em resgate de idoso na zona rural de Manaus
O atendimento foi finalizado na sede do Dioa, onde a equipe do Samu assumiu os cuidados e encaminhou os dois ao Hospital e Pronto-Socorro da Criança da zona oeste (HPSC-ZO), localizado no bairro Compensa.
Esse foi o quinto resgate aeromédico realizado pela equipe do Dioa em um intervalo de oito dias. No dia anterior, segunda-feira (11), outro atendimento foi efetuado na comunidade Lindo Amanhecer, envolvendo um idoso com insuficiência respiratória.
As operações fazem parte do suporte prestado a comunidades de difícil acesso na região do Amazonas.
O post Equipe realiza resgate aéreo de bebê com quadro grave em comunidade rural de Manaus apareceu primeiro em Segundo a Segundo.