O estado do Amazonas registrou uma redução de 93,44% nos focos de calor no mês de julho de 2025, em comparação ao mesmo período de 2024. Segundo dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), foram contabilizados 278 focos no estado este ano, contra 4.241 no ano anterior.
Os focos de calor são detectados por satélites e indicam áreas com temperaturas elevadas, frequentemente associadas à presença de incêndios ou outros eventos de calor anormal na superfície. O monitoramento é realizado pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema) e pelo Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam).
LEIA TAMBÉM: Amazonas registra queda expressiva no desmatamento e nos focos de calor em junho
No acumulado do ano, entre 1º de janeiro e 31 de julho, o estado também apresentou queda significativa. Foram 498 focos registrados em 2025, o que representa uma redução de 89,85% em relação ao mesmo período de 2024, quando houve 4.907 ocorrências.
A maior parte dos focos em julho foi identificada em áreas sob jurisdição federal, com 209 registros (75,18%), incluindo glebas federais, assentamentos, Terras Indígenas e Unidades de Conservação. Em áreas sob gestão estadual, foram registrados 32 focos (11,51%), enquanto os demais 37 focos (13,31%) ocorreram em regiões classificadas como vazios cartográficos — áreas sem definição fundiária.
A distribuição dos focos no acumulado do ano segue o mesmo padrão: 73,09% em áreas federais, 13,05% em áreas estaduais e 13,85% em vazios cartográficos. As ações de monitoramento são realizadas continuamente pelo Centro de Monitoramento Ambiental e Áreas Protegidas (CMAAP), órgão vinculado ao Ipaam.
Mais informações, incluindo dados sobre desmatamento, qualidade do ar, cheias e secas, estão disponíveis no site oficial do Painel do Clima do Governo do Amazonas: www.paineldoclima.am.gov.br.
O post Focos de calor no Amazonas caem 93% em julho de 2025, segundo Inpe apareceu primeiro em Segundo a Segundo.