Gêmeas separadas em cirurgia seguem com cuidados domiciliares em Manaus

As gêmeas Eliza Vitória e Yasmin Vitória, que nasceram unidas pelo tórax e abdômen, continuam o processo de recuperação em casa, em Manaus, após a cirurgia de separação realizada em Goiânia. Nesta segunda-feira (11), elas receberam a primeira visita da equipe multiprofissional do programa Melhor Em Casa, coordenado pela Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas (SES-AM).

O programa tem como objetivo oferecer atendimento domiciliar a pacientes com necessidade de cuidados continuados após alta hospitalar. As gêmeas contarão com visitas regulares de profissionais de saúde, que também orientarão os familiares sobre os cuidados necessários, como administração de medicamentos, realização de curativos e suplementação.

LEIA TAMBÉM: Gêmeas siamesas retornam ao Amazonas após cirurgia de separação em Goiás

Além do acompanhamento domiciliar, Eliza e Yasmin seguirão com atendimento ambulatorial especializado, incluindo cardiopediatria e outras especialidades médicas.

A cirurgia de separação foi realizada no Hospital Estadual da Criança e do Adolescente de Goiás (Hecad), em 13 de maio, sob coordenação do cirurgião-pediátrico Zacharias Calil. O procedimento incluiu a separação do fígado, que era compartilhado entre as irmãs, e a reconstrução das estruturas abdominais.

As gêmeas nasceram no dia 9 de abril deste ano na Maternidade Ana Braga, em Manaus. A transferência para Goiânia ocorreu em 24 de abril, por meio do Programa de Tratamento Fora de Domicílio (TFD), em UTI aérea disponibilizada pelo Governo do Amazonas. Elas receberam alta hospitalar no sábado (09).

O post Gêmeas separadas em cirurgia seguem com cuidados domiciliares em Manaus apareceu primeiro em Segundo a Segundo.

Related Post

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *