O Governo Federal anunciou a publicação de editais para contratação das dragagens de trechos dos rios Amazonas e Solimões. Serão investidos R$ 505 milhões em obras para recuperar a capacidade de navegação dos rios, essencial no transporte de pessoas e no escoamento de mercadorias.
O investimento prevê a contratação das dragagens em quatro trechos: Manaus-Itacoatiara; Coari-Codajás; Benjamin Constant-Tabatinga; Benjamin Constant-São Paulo de Olivença.
A dragagem de um rio serve para remover sedimentos e resíduos no fundo, que reduzem sua profundidade e prejudicam a navegabilidade.
LEIA TAMBÉM: “Merenda em Casa” atendeu mais de 4,3 mil alunos afetados pela seca no Amazonas
A dragagem dos rios do Amazonas visa evitar que a seca dos rios tenha um impacto significativo e negativo na Zona Franca de Manaus e no comércio local. Para o Polo Industrial, a estiagem afeta a logística, aumenta os custos de transporte, prejudica o abastecimento de água e acarreta desafios ambientais e socioeconômicos. E para o comércio local, causa dificuldades no abastecimento, eleva os custos operacionais, aumenta os preços e pode resultar na redução das vendas.
O post Governo Lula anuncia R$500 milhões para dragagem de rios no AM apareceu primeiro em Segundo a Segundo.