Avançar para o conteúdo
Início » Iniciação científica do INPA abre vagas para universitários

Iniciação científica do INPA abre vagas para universitários

Continua após a publicidade..
Continua após a publicidade..

O Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa), está com editais abertos para a seleção de bolsistas para o Programa Institucional de Iniciação Científica do Inpa (Pibic/Cnpq e Paic/Fapeam),com vigência para 2024-2025. As inscrições seguem até 28 de março. Os editais são voltados para estudantes de graduação regularmente matriculados em Instituições de Ensino Superior em Manaus, públicas e privadas.

Para participar da seleção o estudante deve buscar um orientador nos grupos de pesquisa do Inpa de acordo com seu interesse. A seleção do aluno e o processo de submissão da proposta junto à Divisão de Apoio Técnico à Capacitação (Dicap/Cocap/Inpa) serão realizadas somente pelo pesquisador/orientador do candidato.

Continua após a publicidade..

Estudantes matriculados entre o 2º período e o antepenúltimo período acadêmico e possuírem coeficiente de rendimento igual ou superior a 6,0 (seis) estão aptos a participar das seleções. A bolsa tem a vigência de 12 meses, com início no segundo semestre de 2024.

Programa Institucional de Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (Pibiti)

O Pibiti é o programa de iniciação do  Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) para estimular os estudantes do ensino superior nas atividades, metodologias, conhecimentos e práticas próprias ao desenvolvimento tecnológico e processos de inovação.

Continua após a publicidade..

No Inpa as áreas de abrangência do Pibiti são: 

  • Tecnologias Estratégicas, nos seguintes setores: Espacial, Nuclear, Cibernética, e Segurança Pública e de Fronteira.
  • Tecnologias Habilitadoras, nos seguintes setores: Inteligência Artificial, Internet das Coisas, Materiais Avançados, Biotecnologia e Nanotecnologia.
  • Tecnologias de Produção, nos seguintes setores: Indústria, Agronegócio, Comunicações, Infraestrutura e Serviços.
  • Tecnologias para o Desenvolvimento Sustentável, nos seguintes setores: Cidades Inteligentes e Sustentáveis, Energias Renováveis, Bioeconomia, Tratamento e Reciclagem de Resíduos Sólidos, Tratamento de Poluição, Monitoramento, prevenção e recuperação de desastres naturais e ambientais, e Preservação Ambiental.
  • Tecnologias para Qualidade de Vida, nos seguintes setores: Saúde, Saneamento Básico, Segurança Hídrica e Tecnologias Assistivas.

Programa Institucional de  Iniciação Científica (Pibic/Paic)

A Iniciação Científica tem como objetivo proporcionar ao estudante de graduação, orientado por pesquisador qualificado num grupo de pesquisa experiente, a aprendizagem de técnicas e métodos científicos, bem como estimular o desenvolvimento do pensar científico e da criatividade, decorrentes das condições criadas pelo confronto direto com os problemas de pesquisa.

Continua após a publicidade..

A Iniciação Científica do INPA abrange as seguintes áreas de pesquisa:

  • Ciências Exatas, da Terra e Engenharias: Exatas e Engenharias, Clima e Ambiente, Química de Produtos Naturais.
  • Ciências Biológicas: Botânica, Saúde, Ecologia, Genética, Zoologia I (Invertebrados) e Zoologia II (Vertebrados).
  • Ciências Agrárias: Agronomia e Recursos Florestais.
  • Ciências Humanas e Sociais Aplicadas: Educação Ambiental, Ciências Humanas e Sociais.
  • Multidisciplinar.

Confira os editais:

Continua após a publicidade..

PIBIC/PAIC

PIBITI

O post Iniciação científica do INPA abre vagas para universitários apareceu primeiro em Segundo a Segundo.