Avançar para o conteúdo
Início » Jovem aprendiz: empresa de Manaus investe na próxima geração de trabalhadores

Jovem aprendiz: empresa de Manaus investe na próxima geração de trabalhadores

Continua após a publicidade..
Continua após a publicidade..

No contexto atual, onde a demanda por profissionais qualificados é crescente, o investimento na formação da nova geração se torna crucial. O Dia do Jovem Aprendiz, celebrado em 24 de abril, destaca a importância dessa mão de obra para empresas e para a sociedade como um todo, especialmente no combate ao desemprego entre os mais jovens, um desafio persistente no Brasil.

Dados divulgados em fevereiro, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), revelam que, no 4º trimestre de 2023, 28,2% das pessoas sem ocupação tinham entre 14 e 17 anos. Outros 15,3% do total de desempregados eram jovens entre 18 e 24 anos. A falta de formação técnica e experiência são barreiras comuns para a contratação de jovens, conforme apontado por uma pesquisa do Itaú Educação e Trabalho em conjunto com a Fundação Roberto Marinho e parceiros.

Continua após a publicidade..

A legislação já prevê, com algumas exceções, que empresas com mais de sete funcionários tenham de contratar os aprendizes. O diferencial é quando a companhia aproveita essa oportunidade para oferecer formações que permitam ao colaborador continuar na empresa e se desenvolver na carreira. Um exemplo é o leque de oportunidades oferecido pelo Grupo Tapajós aos seus jovens aprendizes. Com um programa que iniciou em 2006, a empresa líder no setor farmacêutico da região Norte já beneficiou mais de 800 iniciantes no mercado de trabalho.

É o caso da jovem Giulia Mesquita, 21, que teve a oportunidade de ingressar na companhia em maio de 2019, sua primeira experiência de trabalho. Ela era jovem aprendiz no setor financeiro e conta que lá desenvolveu muitas das habilidades que, posteriormente, a fariam se destacar em uma seleção para a função de compradora, na mesma companhia.

Continua após a publicidade..

“Quando fui contratada, tive um sentimento muito grande de gratidão, de muita felicidade pelo reconhecimento do trabalho que realizei como jovem aprendiz. Hoje, eu atuo na função de compradora e tenho uma rotina dinâmica, que inclui desde reuniões de estratégia e negociações até acompanhamento de pedidos e entregas”, destaca.

LEIA TAMBÉM: Última semana para participar do Jovem Aprendiz da Petrobras

Continua após a publicidade..

Já a jovem aprendiz Beatriz Ferreira de Souza, 16, conta que tem se dedicado ao máximo para aprender e se qualificar para permanecer na companhia. Ela cursa Aprendizagem Profissional em Serviços Administrativos. “Meu contrato vai até maio e nesse período eu aprendi muito. Destaco aqui a boa comunicação nos trabalhos da empresa, porque foi algo que vi desde o início do trabalho e vou levar para a vida”, comenta.

Treinamento para Jovem Aprendiz

Atualmente, o Grupo Tapajós possui 118 jovens aprendizes, a maioria no setor de varejo. “Nossa parceria é com o Senac Amazonas, que atende as turmas com capacitação profissional em vendas, administração e tecnologia em uma de suas três unidades em Manaus. Além disso, oferecemos acesso à Universidade Corporativa da empresa e treinamentos internos com nosso time de varejo e do administrativo”, explica a coordenadora de desenvolvimento organizacional, Elaine Araújo.

Continua após a publicidade..

Idealizada em 2019, a Universidade Corporativa é uma plataforma digital disponível para colaboradores de todo o Grupo, incluindo aprendizes, e oferece uma série de formações livres para complementar a qualificação profissional. Há conteúdo sobre vendas, atendimento ao cliente, legislação e até marketing pessoal, entre outros.

Elaine destaca que uma maneira de incentivar os aprendizes é estender a elas todos os benefícios acessados pelos colaboradores efetivos da empresa. Para além do salário-base e do vale-transporte obrigatório, a companhia disponibiliza auxílio-alimentação, plano de saúde e atendimento psicológico profissional gratuito aos seus jovens trabalhadores.

“Com todo esse suporte, sejam os treinamentos ou benefícios, nosso objetivo é garantir o aprendizado dos jovens, o que pode contribuir muito para que eles se destaquem na própria empresa ou em outras oportunidades de trabalho. É a oportunidade perfeita para conhecer o setor, fazer networking e ter uma experiência prática de ambiente de trabalho”, ressalta.

O post Jovem aprendiz: empresa de Manaus investe na próxima geração de trabalhadores apareceu primeiro em Segundo a Segundo.