Um jovem de 21 anos foi preso no último sábado (26) no município de Itapiranga, a 227 quilômetros de Manaus, acusado de torturar os próprios enteados, crianças de apenas 5 e 9 anos. A ação foi resultado de uma investigação iniciada no dia 19 de julho, após a 38ª Delegacia Interativa de Polícia (DIP) receber uma denúncia anônima, acompanhada de um vídeo em que uma das vítimas aparece com vários hematomas pelo corpo.
De acordo com o delegado Aldiney Nogueira, titular da 38ª DIP, em menos de 24 horas após o recebimento da denúncia, a rede de proteção de Itapiranga — composta por policiais civis e militares, Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) e Conselho Tutelar — conseguiu identificar a família e iniciou as diligências investigativas, além das medidas de proteção às crianças.
LEIA TAMBÉM: Homem suspeito de matar esposa com 12 facadas é preso em Manaus
Ainda segundo o delegado, a irmã da criança que aparece no vídeo confirmou a prática de tortura e revelou também ser vítima de agressões constantes cometidas pelo padrasto. As vítimas passaram por exames de corpo de delito e participaram de escuta especializada com acompanhamento psicológico, onde relataram episódios frequentes de violência.
As crianças contaram que, embora a mãe não participasse das agressões, ela não tomava nenhuma atitude para proteger os filhos ou impedir os abusos, mesmo convivendo com o agressor há cerca de 11 meses.
Diante da gravidade do caso, o Conselho Tutelar aplicou medidas de proteção e retirou as crianças da guarda da mãe, encaminhando-as para cuidados de familiares. A Polícia Civil representou pela prisão preventiva do suspeito, que foi capturado no sábado. Ele responderá pelo crime de tortura e permanecerá à disposição da Justiça.
O post Jovem é preso por tortura contra enteados de 5 e 9 anos no Amazonas apareceu primeiro em Segundo a Segundo.