Três lotes do Café do Norte, foram considerados inadequados para consumo pelo Governo Federal devido à presença de impurezas e matérias estranhas. A relação das 14 marcas reprovadas em oito estados foi divulgada na última sexta-feira (28).
Os lotes 01, 02 e 11 foram desqualificados pelo Ministério da Agricultura por não atenderem à portaria nº 570, que proíbe a presença de grãos ou sementes de outras espécies de plantas, cascas, paus, areia, torrões e outras impurezas.
O Ministério da Agricultura e Pecuária determinou que os produtos sejam retirados das prateleiras dos estabelecimentos comerciais pelos fabricantes. Para os consumidores que adquiriram os pacotes de café desses lotes, é possível trocá-los por unidades de lotes aprovados.
LEIA TAMBÉM: Beber de 2 a 3 xícaras de café por dia reduz risco de doenças cardiovasculares
A identificação dos produtos desqualificados ocorreu durante a Operação Valoriza, realizada pelo Departamento de Inspeção de Produtos de Origem Vegetal da Secretaria de Defesa Agropecuária, de 18 a 28 do mês passado. No total, foram coletadas 168 amostras de café, e 14 marcas foram reprovadas devido à presença de impurezas. Além do Amazonas, exemplares de Minas Gerais, Paraná e Mato Grosso também foram reprovados.
A empresa Café do Norte ainda não emitiu declaração sobre o incidente.
O post Lote de café do Amazonas é considerado impróprio para consumo; Saiba o que fazer apareceu primeiro em Segundo a Segundo.