Mais de 20 mil famílias do Amazonas são desligadas do Bolsa Família

Mais de 20,7 mil famílias amazonenses deixaram de receber o benefício do Bolsa Família neste mês de julho, segundo dados do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social. A exclusão ocorre principalmente devido à atualização cadastral que identificou aumento na renda familiar, acima do limite estipulado pelo programa federal.

Dessas famílias, cerca de 12,1 mil tiveram o benefício encerrado após completarem o período de dois anos da chamada Regra de Proteção — mecanismo que permite a continuidade do repasse, com valor reduzido pela metade, para famílias que registram aumento de renda, mas ainda se mantêm em situação de vulnerabilidade. Outras 8,5 mil foram desligadas por ultrapassarem o teto de renda exigido para permanência no programa, que é de até R$ 218 por pessoa da família.

LEIA TAMBÉM: Bolsa Família tem pagamento iniciado nesta sexta-feira (18); cidades do Amazonas estão entre os beneficiados com antecipação

Apesar dos cortes, o Amazonas ainda concentra um grande número de beneficiários. Manaus segue como a cidade com maior número de atendidos. No interior do estado, Parintins se destaca com 21,2 mil famílias ainda cadastradas e recebendo o auxílio.

Os pagamentos referentes ao mês de julho tiveram início na última sexta-feira (18), seguindo o calendário escalonado de acordo com o final do Número de Identificação Social (NIS) dos beneficiários. O governo federal reforça que o objetivo das atualizações é garantir que o programa atenda quem realmente precisa, promovendo maior justiça social.

O post Mais de 20 mil famílias do Amazonas são desligadas do Bolsa Família apareceu primeiro em Segundo a Segundo.

Related Post

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *