Mais de 200 mil beneficiários do Bolsa Família, em Manaus, estão em risco de terem os pagamentos suspensos por terem deixado de fazer o acompanhamento médico referente ao primeiro semestre deste ano. A informação é da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa).
A orientação é buscar a unidade básica de saúde mais próxima para evitar a perda do benefício, uma vez que o prazo final para realização do primeiro acompanhamento de saúde obrigatório termina no próximo dia 30 de junho.
De um total de 385.360 beneficiários do Bolsa Família em Manaus, apenas 185.268 realizaram o acompanhamento de saúde obrigatório até o final do mês de maio. Aproximadamente 200 mil beneficiários ainda não compareceram para realizar o seu acompanhamento. Deste total, quase 90 mil são crianças menores de sete anos de idade.
O nutricionista Victor Novais Costa, do Núcleo de Alimentação e Nutrição da Semsa, ressalta que, a partir de 1º de julho, os beneficiários poderão buscar os serviços de saúde para realizar o segundo acompanhamento obrigatório do ano.
Como fazer o acompanhamento em saúde do Bolsa Família em Manaus?
Os usuários que recebem Bolsa Família em Manaus podem atualizar o seu acompanhamento de saúde em qualquer unidade da rede de atenção básica. Ao buscar esses estabelecimentos de saúde, devem apresentar documento de identidade com foto, CPF e Cartão Nacional de Saúde (CNS), cartão da gestante, caderneta de vacinação e documentos complementares conforme o caso, para que a equipe de saúde faça a avaliação.
Ao serem levadas a uma unidade de saúde, as crianças de até sete anos têm o peso e a altura avaliados. A equipe de saúde também analisa o cartão de vacinação da criança e orienta a mãe ou outro responsável para que esta receba os imunizantes, quando necessário.
LEIA TAMBÉM: Sete vagas abertas na Distribuidora Fennix; Confira oportunidades
O público feminino de 14 a 44 anos recebe orientações sobre a realização do exame preventivo do câncer do colo do útero, de acordo com o perfil de cada usuária.
Os usuários que recebem o Bolsa Família podem fazer a atualização do seu acompanhamento em qualquer unidade de saúde da rede de atenção básica. A lista com endereços e horários de funcionamento das unidades está disponível no site da Semsa (https://semsa.manaus.am.gov.br).
O post Mais de 200 mil em risco de perder Bolsa Família em Manaus apareceu primeiro em Segundo a Segundo.