Ruas centenárias do Centro de Manaus serão reabertas para a circulação de veículos, conforme anúncio da Prefeitura. A medida vai liberar o tráfego de carros e motos nas ruas Guilherme Moreira, Marcílio Dias, Doutor Moreira e Henrique Martins, que estavam fechadas ao trânsito e destinadas exclusivamente a pedestres, lojas e camelôs há algumas décadas.
O plano prevê, nos próximos 90 dias, a pavimentação completa das ruas, recuperação da drenagem, meio-fio, canteiros centrais e troca da iluminação por LED mais potente. A prefeitura disse que a decisão tem base técnica e cultural, porque foi autorizada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e construída a partir do diálogo com lideranças comerciais e informais da área central.
LEIA TAMBÉM: Prosamin+ é finalista em prêmio internacional considerado o ‘Oscar da Infraestrutura’
A expectativa é de que o retorno dos veículos melhore o acesso às lojas e impulsione a economia local.
Para garantir que a reabertura das ruas do Centro não gere transtornos ao trânsito local, o Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU) está elaborando um novo sistema binário de circulação na área. “Essas ruas estavam delimitadas apenas para pedestres, mas, agora, com o retorno controlado dos veículos, vamos aplicar um sistema onde o tráfego siga em sentidos alternados. Um lado vai em uma direção, o outro no sentido oposto. Isso garante fluidez, evita congestionamentos e melhora o acesso direto às lojas”, explica o vice-presidente do IMMU, Leda Júnior.
Conforme Leda Júnior, todo o Centro será sinalizado e as vias reabertas terão ordenamento específico para convivência harmônica entre pedestres e motoristas.
O post Manaus reabre circulação de veículos em ruas históricas do Centro apareceu primeiro em Segundo a Segundo.