Novo golpe do perfil falso no Instagram tenta enganar pensionistas do INSS

O INSS alerta para perfil falso que tenta enganar aposentados e pensionistas  que tiveram descontos indevidos. É o perfil @assistencia_inss no Instagram. Esse perfil é falso. Ele utiliza o nome, a identidade visual e informações do INSS para enganar os usuários, em especial quem quer saber mais sobre o reembolso de descontos indevidos.

As postagens são espelhadas no canal oficial do instituto e oferece facilidades para liberação de valores. Só que, ao entrar em contato, a pessoa é induzida a fornecer dados importantes, o que permite aos golpistas acessar as contas e até contratar empréstimos em nome das vítimas.

LEIA TAMBÉM: Conheça os golpes mais comuns contra aposentados e pensionistas do INSS

O INSS insiste em chamar atenção de aposentados e pensionistas para não cair em golpes. Não é realizado atendimento por meio de redes sociais como Instagram, Facebook ou WhatsApp. Também não pede o envio de documentos pessoais, fotos, senhas ou dados bancários por estes canais de comunicação.

Todos os serviços e informações sobre o reembolso dos descontos devem ser acessados apenas pelos canais oficiais, como o site o gov.br/meuinss, o Aplicativo “Meu INSS” ou o telefone 135.

Reembolsos

Aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) registraram 1.345.817 pedidos de reembolso de descontos não autorizados feitos por entidades associativas, segundo balanço divulgado pela instituição nesta sexta-feira (16), com dados apurados até as 17h. Até quinta-feira (15), 1.051.238 segurados haviam feito o pedido de reembolso.

Em números totais, 1.370.635 segurados consultaram a plataforma Meu INSS ou o canal 135 de atendimento telefônico para obter informações sobre descontos de entidades associativas, sendo que 24.818 informaram que o desconto foi autorizado. 

Segundo o INSS, foram feitos 34.960.465 de acessos à plataforma Meu INSS. Desse total, 5.997.999 de segurados buscaram informações sobre consulta dos descontos no Meu INSS, e 2.836.350 buscaram a plataforma para informar que não tiveram descontos.

Esta sexta-feira foi o terceiro dia de funcionamento do serviço que permite ao beneficiário consultar quanto teve de descontos ao longo dos últimos anos e informar se foram autorizados ou não, abrindo, assim, um processo administrativo para receber o dinheiro de volta.

São 41 entidades associativas contestadas em todos esses lançamentos, abrangendo todas que têm ou tinham algum credenciamento com o órgão para fazer o desconto.

Cerca de 9 milhões de segurados começaram a ser notificados desde terça-feira (13) sobre descontos por entidades e associações. Agora, é possível saber o nome da entidade à qual o aposentado ou pensionista que teve desconto, por meio do serviço Consultar Descontos de Entidades Associativas, disponível no aplicativo.

O post Novo golpe do perfil falso no Instagram tenta enganar pensionistas do INSS apareceu primeiro em Segundo a Segundo.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *