Ainda neste ano, estão previstos diversos concursos públicos federais. Na última semana foram anunciadas futuras publicações de editais para os concursos do Correios, Agência Nacional de Mineração (ANM) e Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio). Ao todo estão previstas mais de 600 vagas para cargos de nível Médio e Superior.
Os Correios, vinculado ao Ministério das Comunicações, terá dois editais divulgados em breve para o preenchimento dos cargos de Agente de Correios e Analista de Correios. O edital de nível superior tem previsão de vagas para Advogado, Analista de Sistemas, Assistente Social e Engenheiro. Os cargos vão suprir necessidades apontadas em levantamento feito pela empresa. O número de vagas está em definição.
No início do mês, o ministro das Comunicações, Juscelino Filho, reforçou, no programa de rádio da EBC, Bom dia, Ministro, que o concurso faz parte de uma das principais metas do ano para a pasta.
Uma das principais metas esse ano é este concurso, que é muito esperado, não só pela população, mas pela empresa também, pela necessidade dela, esse concurso vai sair esse ano”,
disse.
O último concurso aberto pelos Correios aconteceu em 2011. Na ocasião, mais de nove mil vagas de nível médio e superior foram preenchidas. O edital está previsto para ser publicado ainda em setembro.
LEIA TAMBÉM: Processo seletivo com 13 vagas para Manaus recebe inscrições até hoje
A autorização para o concurso do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) foi anunciada na última semana, com objetivo de preencher 180 cargos efetivos, conforme Portaria MGI nº 4.591/2024. Serão oferecidas 120 vagas para Analista Administrativo e 60 vagas para Analista Ambiental.
Para garantir a eficiência e a transparência do processo, foi criado no dia 8 de julho, a Comissão de Acompanhamento do Concurso Público, que irá propor a distribuição interna das vagas, acompanhar a seleção e contratação da instituição organizadora do concurso
A distribuição das novas vagas autorizadas foi planejada para suprir tanto as necessidades das atividades finalísticas quanto nas administrativas, sendo que estas últimas estão altamente prejudicadas devido ao número insuficiente de servidores que, atualmente, trabalham nas atividades administrativas de planejamento, organização, controle e logística relativas ao exercício das competências constitucionais e legais a cargo do ICMBio .
Além disso, no dia 15 de julho, os ministros de Minas e Energia, Alexandre Silveira, e da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck, anunciaram a abertura de 220 vagas em concurso público para a Agência Nacional de Mineração (ANM). A portaria autorizando a realização do certame será publicada ainda nesta semana.
Para o certame, serão abertas 180 vagas para Especialistas em Recursos Minerais e 40 para Analistas Administrativos, ambas para nível superior.
O post Novos concursos públicos federais vão abrir mais de 600 cargos apareceu primeiro em Segundo a Segundo.