O universo da moda e da arte está cada vez mais próximo dos alunos do Colégio Estadual Evandro das Neves Carreira (CMPM VI), no bairro Viver Melhor, na zona Norte de Manaus. Dentro do projeto “Do Graffiti às Passarelas”, eles irão vivenciar a oficina de passarela, conduzida pela modelo e artista amazonense Gabriele Moraes, que compartilhará técnicas, experiências e inspirações para a formação de novos talentos nesta terça-feira (07/10), a partir das 14h.
Para a idealizadora do projeto, a artista urbana Wira Tini, a atividade é um passo essencial na construção da autoestima e do reconhecimento da identidade cultural dos estudantes.
LEIA TAMBÉM: Teatro da Instalação recebe espetáculo gratuito de dança a partir de quinta (9)
“A autoestima deles cresce quando percebem que podem fazer parte de algo que antes parecia uma realidade distante. Queremos que eles entendam que podem ser artistas, que esse universo também pertence a eles, e que a sociedade veja o Viver Melhor para além da narrativa de periferia. Esse território tem agentes que produzem arte e cultura”, afirma.
Vinda de Manaus, Gabriele construiu carreira no cenário da moda nacional a partir de muito esforço e persistência. Hoje, a modelo vê no workshop uma oportunidade de retribuir e abrir caminhos para novos jovens.
“Me sinto extremamente honrada por estar aqui. Há apenas dois anos entrei no mundo da moda, batalhei por cada oportunidade e hoje posso transmitir isso para adolescentes que talvez nunca tenham se imaginado modelos. Quero que entendam que podem ser os modelos do futuro, com autenticidade e credibilidade, quebrando barreiras e mostrando ao mundo sua identidade. Somos os modelos da Amazônia, os modelos do futuro”, destaca.
Mais do que ensinar técnicas de postura e desfile nas passarelas, a oficina promove um mergulho em autoconfiança, expressão e valorização da cultura amazônica. Para os alunos, é a chance de descobrir que a moda pode ser um caminho real de inclusão e transformação social.
O projeto segue até novembro, quando as criações resultantes das oficinas serão apresentadas em um desfile-exposição aberto ao público.
Do Graffiti às Passarelas é realizado com apoio do Governo Federal e Governo do Estado do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa, e Conselho Estadual de Cultura.
O post Oficina de passarela leva autoestima e novas perspectivas a estudantes do Viver Melhor apareceu primeiro em Segundo a Segundo.