Continua após a publicidade..

Operação prende quadrilha que fraudava aluguel de motos no AM, CE e PE

Continua após a publicidade..

Uma operação da Polícia Civil do Amazonas (PC-AM) resultou na prisão de 10 integrantes de uma organização criminosa que recrutava pessoas para alugar motocicletas em locadoras ou de particulares, utilizando documentos e comprovantes de endereço falsos para a prática de outros crimes.

Continua após a publicidade..

A ação foi desencadeada a partir de investigações da Delegacia Especializada em Roubos e Furtos de Veículos (DERFV), com o apoio da Delegacia Especializada em Capturas e Polinter (DECP). Batizada de Acerto de Contas, a operação colocou atrás das grades Ezaquiel Silva Borges, 38 anos; João Marcos Lopes Coutinho, 23; Leandro Lima da Silva, 23; Rafael da Silva de Souza, 24; Romildo Gomes de Souza, 43; Samuel Silva de Souza, 37; Tarcizio Cavalcante Ferreira, 27; e Mathuzalem Ribeiro da Rocha, 21. Carlos Souza Monteiro foi preso em Recife e Marlon Juan Jacaúna Matos em Fortaleza.

Durante uma coletiva de imprensa realizada nesta sexta-feira (17/10), o delegado Rodrigo Barreto, titular da DERFV, informou que as investigações tiveram início em 2023, quando foram identificadas 36 vítimas, incluindo locadoras e pessoas físicas que alugavam suas motocicletas. Ao todo, o grupo criminoso adquiriu 46 motocicletas de forma ilícita.

Continua após a publicidade..

“Essa organização criminosa tinha uma divisão clara de tarefas. No total, são 17 membros. O líder da organização foi identificado como Matheus de Souza Teles, que faleceu há cerca de dois meses e era procurado pela polícia”, explicou o delegado.

LEIA TAMBÉM: Polícia procura ladrão de residências e homem que ostentava arma em festa

Continua após a publicidade..

Segundo Barreto, além de Matheus, outros 16 membros atuavam no grupo. Um deles era responsável por recrutar pessoas para alugar motocicletas, outro por falsificar comprovantes de endereço e documentos de identidade. Outros membros cuidavam dos anúncios nas redes sociais e adulteravam documentos falsos para enviá-los ao interior do estado ou ao Pará. É importante ressaltar que nem todas as pessoas que adquiriram as motos estavam cientes das práticas criminosas”, afirmou Barreto.

Algumas motocicletas já foram recuperadas pela equipe policial durante a operação, e as investigações continuarão na busca por mais veículos. O trabalho contou com o apoio da Polinter e das Polícias Civis de Pernambuco e Ceará.

Continua após a publicidade..

O delegado Fábio Aly, titular da Polinter, destacou o êxito da operação e informou que as equipes da unidade especializada auxiliaram na identificação dos alvos, possibilitando o cumprimento de 10 mandados de prisão. Desses mandados, dois foram cumpridos em Fortaleza e Recife. Há suspeitas de que ainda existam foragidos fora de Manaus sendo investigados.

“A Polinter é uma delegacia destinada a cumprir ordens judiciais de outros estados e é especializada em capturas. Pedimos que quem tiver qualquer informação sobre o paradeiro de criminosos denuncie pelo WhatsApp da Polinter: (92) 3667-7727 ou pelo número 181 da Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM)”, ressaltou Aly.

O post Operação prende quadrilha que fraudava aluguel de motos no AM, CE e PE apareceu primeiro em Segundo a Segundo.

Deixe um comentário