Continua após a publicidade..

Perdeu prazo para emitir ou regularizar Título de Eleitor? Entenda riscos e saiba o que fazer

 
     
Continua após a publicidade..

O prazo para regularização do Título do Eleitor encerrou, na semana passada, e os cidadãos que não conseguiram se regularizar podem enfrentar problemas como proibição de participar de concursos públicos, além de não poderem votar nas eleições municipais de 2024.

Continua após a publicidade..

Caso esteja com alguma pendência, qualquer alteração no cadastro eleitoral somente poderá ser realizada depois da votação deste ano. O pleito está marcado para 6 de outubro, com eventual segundo turno em 27 de outubro. Neste ano, os eleitores vão votar nos cargos de prefeito, vice-prefeito e vereador.

O título de eleitor é um documento exigido para utilização de serviços como regularização do passaporte, CPF, diploma, matrícula em universidade ou outra instituição de ensino, entre outros.

Continua após a publicidade..

LEIA TAMBÉM: Eleições 2024: Regularização do título do eleitor encerra nesta quarta (08)

Caso o cidadão precise com urgência do documento, a justiça eleitoral assegura o direito de solicitar uma certidão circunstanciada. A certidão, emitida pelos cartórios eleitorais é utilizada para atestar a impossibilidade de o interessado regularizar a situação eleitoral.

Continua após a publicidade..

Ou seja, quem perdeu o prazo, encerrado no dia 8 de maio, para regularizar a situação e ficou sem poder votar nas eleições, pode utilizar essa certidão provisoriamente.

A certidão poderá ser emitida mediante o cumprimento dos requisitos legais, tais como o pagamento ou dispensa do recolhimento de multa.

Continua após a publicidade..

Conforme o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), passado o período eleitoral e cadastro reaberto, o cidadão que fizer uso desse tipo de certidão deverá procurar a Justiça Eleitoral para resolver as pendências e regularizar a situação.

Como solicitar certidão?

Para obter a certidão circunstanciada, o interessado deve entrar em contato com o cartório eleitoral. Em Manaus, o Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE-AM) possui o número: (92) 3632-4400.

Caso não consiga via internet, também é possível procurar o cartório eleitoral pessoalmente e apresentar o título de eleitor e um documento de identificação com foto.

O TRE-AM fica localizado na Avenida André Araújo, nº 200, no Aleixo, zona Centro-Sul. O horário de funcionamento é das 8h às 14h.

O post Perdeu prazo para emitir ou regularizar Título de Eleitor? Entenda riscos e saiba o que fazer apareceu primeiro em Segundo a Segundo.

About the author

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *