Perdeu RG, CPF ou CNH? Entenda os riscos e golpes mais comuns com documentos pessoais

Quem nunca perdeu um item pessoal importante, como o celular, o documento de identificação ou até mesmo o cartão de crédito? Em Manaus, quase 80% dos casos de perdas e extravios são de documentos pessoais como o RG, a CNH, o CPF, além de cartões de crédito.

Perder documentos pessoais vai muito além de enfrentar filas e pagar taxas para tirar uma segunda via. Dados do RG, CPF e CNH em mãos erradas podem ser usados em uma série de fraudes, que vão desde compras indevidas até crimes mais graves. Especialistas em segurança alertam que a perda ou roubo desses documentos pode facilitar golpes que afetam a vida financeira e até criminal do cidadão. Veja os principais riscos:

Abertura de contas e empréstimos fraudulentos: Criminosos podem usar dados como CPF, RG e comprovantes de residência para abrir contas bancárias ou solicitar empréstimos em nome da vítima. Muitas vezes, a pessoa só descobre o golpe após ser cobrada por dívidas que nunca contraiu.

Compras em nome da vítima: Com documentos perdidos, estelionatários podem realizar compras — inclusive de alto valor — usando cadastros falsos em lojas físicas ou online. Em alguns casos, a vítima tem o nome incluído em serviços de proteção ao crédito.

Cadastro em serviços ilegais: Documentos também podem ser usados para registrar linhas telefônicas, alugar imóveis ou até abrir empresas com atividades fraudulentas. Isso pode gerar problemas fiscais, jurídicos e criminais para a pessoa lesada.

Uso para cometer crimes: Além de fraudes financeiras, há casos em que identidades falsas são usadas para praticar crimes como estelionato, tráfico ou lavagem de dinheiro. A vítima pode acabar envolvida em investigações até que consiga provar que teve os dados usados indevidamente.

Roubo de identidade digital: Com dados pessoais em mãos, golpistas conseguem acesso facilitado a contas em redes sociais, e-mails e aplicativos bancários, especialmente se combinados com informações vazadas na internet. Isso amplia os riscos de invasões e extorsões.

LEIA TAMBÉM: Novo golpe arranca dinheiro prometendo fazer cadastro no Auxílio Estadual; Veja como funciona

O que fazer ao perder os documentos?

A orientação das autoridades é simples e direta. Em caso de perdas e extravios, o cidadão precisa fazer um registro do caso por meio de um Boletim de Ocorrência. Em todo o país, esse serviço é feito pela internet, por meio da Delegacia Virtual, CLICANDO AQUI

Ao perceber o extravio, especialistas também recomendam que o fato seja comunicado aos órgãos de proteção ao crédito, como Serasa e o SPC, para incluir um alerta em seu CPF. Também é indicado acompanhar movimentações bancárias e solicitar a segunda via dos documentos o quanto antes.

O post Perdeu RG, CPF ou CNH? Entenda os riscos e golpes mais comuns com documentos pessoais apareceu primeiro em Segundo a Segundo.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *