PF cumpre mandatos contra esquema de tráfico e lavagem de dinheiro em Manaus nesta quinta (12)

Grupos atuantes no tráfico interestadual de drogas e lavagem de dinheiro foram alvos do desdobramento da Operação Barões do Arcanjo, da Polícia Federal, na manhã desta quinta-feira (12/12). As ações focaram organizações criminosas nas capitais da região do alto e médio Rio Negro, com destaque para a cidade de São Gabriel da Cachoeira.

Nesta manhã, foram cumpridos um mandado de prisão preventiva e três mandados de busca e apreensão na capital amazonense. As penas pelos crimes de tráfico de drogas, associação para o tráfico e lavagem de dinheiro podem ultrapassar 30 anos de reclusão.

LEIA TAMBÉM: Operação da PF mira em garimpos ilegais no Rio Solimões

Logo após a primeira fase da operação, a PF identificou, por meio da análise de dados telefônicos, um dos principais envolvidos no esquema. Este indivíduo era corresponsável pela coordenação logística do tráfico e pela lavagem de dinheiro por meio de empresas de fachada. Ele estaria diretamente ligado à ocultação de bens adquiridos com recursos ilícitos e ao tráfico de drogas no interior do estado.

Os suspeitos utilizavam códigos e termos disfarçados em suas conversas e rastreavam grandes quantidades de drogas durante o transporte. O esquema envolvia, ainda, a criação de empresas para ocultar os lucros do tráfico, incluindo um bar e um centro empresarial, ambos vinculados ao líder do grupo criminoso.

Primeira Fase da Operação

A primeira fase da Operação Barões do Arcanjo, realizada em outubro deste ano, resultou no cumprimento de 17 mandados de prisão preventiva, 8 medidas cautelares diversas da prisão, 47 mandados de busca e apreensão, além do sequestro de veículos e bloqueio de contas bancárias dos investigados em Manaus/AM, São Gabriel da Cachoeira/AM, Tabatinga/AM, Alenquer/PA, Diadema/SP e Boa Vista/RR.

Segundo as investigações da PF, foi revelada uma rede de transações financeiras atípicas e operações suspeitas, indicando o uso de laranjas e empresas de fachada para a lavagem de dinheiro. O esquema movimentou mais de R$ 30 milhões nos últimos dois anos (desde 2022)

O post PF cumpre mandatos contra esquema de tráfico e lavagem de dinheiro em Manaus nesta quinta (12) apareceu primeiro em Segundo a Segundo.

About the author

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *