Polícia Civil divulga alerta sobre golpe praticado por falsos advogados

A Polícia Civil do Amazonas (PC-AM), por meio da Delegacia Especializada em Repressão a Crimes Cibernéticos (Dercc), emitiu um comunicado alertando a população sobre um golpe praticado por indivíduos que se passam por advogados. O objetivo dos criminosos é obter vantagens financeiras por meio de contatos fraudulentos, geralmente feitos pela internet.

De acordo com informações repassadas pela autoridade policial, os golpistas utilizam dados falsos de supostos processos judiciais para convencer as vítimas a realizar pagamentos. As abordagens normalmente envolvem alegações de dívidas ou promessas de valores a receber, com exigência de taxas e custas processuais inexistentes.

O delegado Henrique Brasil explicou que a prática se baseia no uso da urgência como mecanismo de pressão. Segundo ele, esse fator faz com que muitas pessoas realizem pagamentos sem verificar a identidade e a legitimidade de quem faz o contato.

LEIA TAMBÉM: Polícia alerta população sobre riscos de golpes em compras on-line

A Polícia Civil orienta a população a adotar medidas preventivas, como confirmar qualquer informação judicial diretamente em canais oficiais, evitar o envio de dados pessoais sem checagem adequada e não realizar transferências antes de verificar a identidade do suposto profissional junto à Ordem dos Advogados do Brasil (OAB).

Caso alguém seja vítima do golpe, é recomendado reunir todas as evidências possíveis, como registros de conversas, comprovantes de pagamento e endereços eletrônicos. Com esse material, a pessoa pode registrar ocorrência na Delegacia Especializada ou pela Delegacia Virtual, disponível no site delegaciavirtual.sinesp.gov.br. A Dercc funciona na sede da Delegacia Geral, na avenida Pedro Teixeira, 180, bairro Dom Pedro, zona centro-oeste de Manaus.

O post Polícia Civil divulga alerta sobre golpe praticado por falsos advogados apareceu primeiro em Segundo a Segundo.

Related Post

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *