Call us: (123) 4567 890
A Polícia Civil do Amazonas divulgou nesta sexta-feira (23/05) a imagem de duas pessoas que seguem desaparecidas em Manaus. As imagens divulgadas são de Carmenlena Marcião Pereira, 46, e Rick Jhones Oriente de Lima, 30, que desapareceram em datas e locais distintos de Manaus.
Carmenlena Marcião Pereira, 46, está desaparecida desde o dia 16 de maio, quando foi vista pela última vez na avenida Darcy Vargas, bairro Parque 10 de Novembro, zona centro-sul de Manaus.
Rick Jhones Oriente de Lima, 30, desapareceu na última quarta-feira, 21 de maio , nas proximidades da Ponte Jornalista Phelippe Daou, bairro Compensa, zona oeste da capital.
LEIA TAMBÉM: Homem é procurado por violência, ameaça, perseguição e violência psicológica contra ex-companheira
Quem tiver informações sobre o paradeiro dos desaparecidos, que entre em contato pelos seguintes números: (92) 3667-7713, da Deops; ou pelo 181, da Secretaria de Estado de Segurança Pública.
A PC-AM reforça que, em casos de desaparecimento, não é necessário aguardar 24 horas para registrar a ocorrência. Basta comparecer a qualquer delegacia com documentos pessoais e fornecer informações detalhadas sobre o último local onde a pessoa foi vista, suas características físicas e uma foto atualizada.
Como fazer o registro de desaparecidos em Manaus
Quando se constata o desaparecimento de alguém, é necessário acionar a Polícia Civil do Estado do Amazonas, através do registro de um boletim de ocorrência (B.O.), pois esse é o documento que formaliza oficialmente o desaparecimento de uma pessoa. Por meio dele, a Polícia Civil do Estado do Amazonas é comunicada do fato e inicia a sua própria apuração.
Ao registrar o boletim de ocorrência, é muito importante que seja fornecido o máximo de informações que possam auxiliar na investigação, tais como:
• Características físicas (idade, altura, peso, cor da pele, dos olhos, cabelos etc.);
• Cicatrizes, marcas de nascença, tatuagens, piercings, pintas visíveis, próteses etc.);
• Roupas e pertences usados na última vez em que a pessoa foi vista;
• Doenças físicas ou mentais, hábitos pessoas e estado emocional recente;
• Último lugar em que a pessoa foi vista;
Dados de aparelho celular, se for o caso;
• Foto atualizada da pessoa desaparecida.
Uma vez registrado o boletim de ocorrência, a apuração feita pela Polícia Civil dependerá das características da pessoa desaparecida e da natureza do caso. Para todos eles, é instaurado um Procedimento de Investigação de Desaparecimento (PID). E, naqueles em que o(a) desaparecido(a) é uma criança ou pessoa com doença mental, se em 48 (quarenta e oito) horas, não houver encontro, a investigação passa a ser por inquérito policial.
Em Manaus, a ocorrência do desaparecimento de pessoas menores de 18 (dezoito) anos deve ser feita diretamente na Delegacia Especializada de Proteção à Criança e ao Adolescente (DEPCA). Para maiores de 18 (dezoito) anos, a ocorrência deve ser feita em qualquer delegacia, sendo a apuração do caso realizada pela Delegacia Especializada de
No interior, o registro e a apuração da ocorrência compete às Delegacias de Investigações Gerais de cada município do Estado do Amazonas, independente da idade da pessoa desaparecida
O post Polícia pede ajuda para encontrar dois desaparecidos em Manaus apareceu primeiro em Segundo a Segundo.