Prêmio MEC da Educação Brasileira reconhece quatro vencedores no Amazonas

O Prêmio MEC da Educação Brasileira, iniciativa do Ministério da Educação para valorizar boas práticas e resultados na educação básica, premiou quatro representantes do Amazonas na edição de 2025. A cerimônia de entrega contemplou municípios, escolas e estudantes que se destacaram em diferentes indicadores de desempenho, inclusão e qualidade no ensino.

Em todo o país, 116 premiados foram anunciados, incluindo quatro estados, 35 municípios, 20 escolas e 54 estudantes que obtiveram alto desempenho na redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). As premiações foram distribuídas em oito categorias: Educação Infantil, Alfabetização, Anos Iniciais e Finais do Ensino Fundamental, Ensino Médio, Enem, Educação em Tempo Integral e Educação Profissional e Tecnológica (EPT).

No Amazonas, a lista de vencedores incluiu o município de Boca do Acre, reconhecido na categoria Anos Finais do Ensino Fundamental. Três instituições de ensino também receberam troféus: Escola Municipal José Carlos Martins Mestrinho, Escola Municipal Professora Francisca Pereira de Araújo e Escola Estadual Euclides Correa Vieira.

LEIA TAMBÉM: Presidentes de escolas de samba discutem estratégias para o Carnaval 2026 em Manaus

Além disso, duas estudantes amazonenses foram premiadas pelo desempenho de destaque na redação do Enem: Everthania Janshen Costa de Almeida e Geovanna Gabriely Viegas da Silva.

Em cerimônia realizada na segunda-feira (11/08), Dia do Estudante, a Escola Estadual (EE) Euclides Correa Vieira, localizada no município de Beruri (distante 173 quilômetros de Manaus), e as alunas egressas da rede estadual de ensino Everthania Janshen Costa de Almeida, ex-aluna da EE Waldocke Frickle (CMPM 3), e Geovanna Gabriely Viegas da Silva, ex-aluna do 1° Colégio da Polícia Militar, foram premiadas na primeira edição do “Prêmio MEC da Educação Brasileira”.

A premiação, concedida pelo Ministério da Educação (MEC), teve cerimônia realizada no Palácio do Planalto, em Brasília (DF). O prêmio busca valorizar as melhores práticas de inclusão e diversidade, qualidade da educação pública, desempenho no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), acesso e permanência, avanço na alfabetização e educação em tempo integral. 

O município de Boca do Acre (a 1.028 quilômetros da capital) também foi premiado na categoria Anos Finais do Ensino Fundamental  por alcançar a maior nota do Ideb na região norte.

“Este é um reconhecimento válido que se estende aos milhares de alunos e educadores comprometidos com a Educação do Amazonas. Parabenizo nossas alunas pelo feito e a toda equipe de educadores da EE Euclides Correia Vieira pelo excelente desempenho”, destacou a secretária de Educação, Arlete Mendonça. 

Reconhecimento nacional

A EE Euclides Correa Vieira, premiada na categoria Ensino Médio, foi reconhecida por alcançar a maior pontuação do Ideb entre as unidades de ensino da região norte que oferecem a 1ª, 2ª e 3ª série do Ensino Médio. A escola foi premiada com R$ 100 mil, e foi representada pela diretora Gecilane Matozinho durante a cerimônia.

Já as alunas egressas da rede estadual de ensino Everthania Janshen Costa de Almeida, e Geovanna Gabriely Viegas da Silva, foram premiadas por alcançarem alto desempenho na redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em 2024. As estudantes receberam, das mãos do presidente Lula, medalhas, um tablet e um celular cada, como reconhecimento pelo desempenho. 

Seleção

A seleção dos vencedores foi realizada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), com base em dados oficiais como o Censo Escolar, o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), a Avaliação da Alfabetização, o Enem e o Censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Não houve abertura de editais ou inscrição prévia, sendo os resultados definidos exclusivamente a partir de indicadores e avaliações consolidadas.

Instituído pelo Decreto nº 12.521/2025 e regulamentado pela Portaria nº 564/2025, o Prêmio MEC busca incentivar políticas, programas e estratégias que elevem a qualidade da aprendizagem, promovam a equidade e reduzam desigualdades, alinhando-se às metas do Plano Nacional de Educação (PNE).

Com o reconhecimento, o Amazonas reforça sua presença no cenário nacional da educação, premiando tanto o esforço institucional de municípios e escolas quanto o desempenho individual de seus estudantes.

O post Prêmio MEC da Educação Brasileira reconhece quatro vencedores no Amazonas apareceu primeiro em Segundo a Segundo.

Related Post

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *