Prosamin+ é finalista em prêmio internacional considerado o ‘Oscar da Infraestrutura’ 

O Programa Social e Ambiental de Manaus e Interior (Prosamin+), do Governo do Amazonas, foi selecionado como finalista do Going Digital Awards 2025, premiação internacional considerada o ‘Oscar da Infraestrutura’. A divulgação foi feita nesta quarta-feira (06/08). 

O Prosamin+ é o único representante da Amazônia na etapa final e concorre na categoria “Cidades, Campi e Instalações”, que destaca projetos que aplicam inovação digital em planejamento, design, engenharia e operação de ambientes urbanos e industriais, como cidades, portos, entre outros. 

LEIA TAMBÉM: Rio Negro chega ao nível de 28,32 m em Manaus (AM)

A premiação é promovida pela Bentley Systems, empresa global especializada em softwares para infraestrutura. A cerimônia acontecerá nos dias 15 e 16 de outubro, em Amsterdã, na Holanda. Foram mais de 250 projetos inscritos de 47 países. O Brasil classificou quatro, dos Estados do Amazonas, Bahia, Espírito Santo e Minas Gerais. 

O  Prosamin+ é executado pela Unidade Gestora de Projetos Especiais (UGPE), órgão da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Urbano e Metropolitano (Sedurb). O programa está promovendo a requalificação urbanística de uma área de 340 mil metros quadrados ao longo do Igarapé do Quarenta, entre as comunidades Manaus 2000, na zona sul, e Sharp, na zona leste. As intervenções oferecem melhorias em saneamento básico, habitação, mobilidade urbana e infraestrutura. 

O secretário da Sedurb e da UGPE, Marcellus Campêlo, ressalta que Prosamin+ se destaca por aplicar inovação digital em planejamento, engenharia e operação urbana, com impacto direto na qualidade de vida da população e na recuperação ambiental de áreas vulneráveis.

DCIM100MEDIADJI_0048.JPG

“É uma grande honra para o Governo do Amazonas concorrer neste prêmio, que reúne os melhores projetos de infraestrutura do mundo. O Prosamin+ é um grande programa que transforma a cidade e a vida das pessoas, e esse reconhecimento nos traz muita satisfação”, destacou. 

O subcoordenador de Engenharia da UGPE, João Benaion, explica que o projeto do Prosamin+ foi feito em BIM (Building Information Modeling), que é um processo que envolve a criação e gerenciamento de informações de um projeto de construção através de um modelo digital inteligente. “Este modelo centraliza dados de diversas disciplinas, permitindo a colaboração e a otimização em todas as etapas, desde o projeto até a operação da edificação”, pontuou. 

O diretor da Adax Consultoria, responsável pela implementação BIM na UGPE e pela modelagem do Prosamin+, enfatiza que o processo e os sistemas utilizados envolveram equipes multidisciplinares distribuídas por quatro estados brasileiros, que atuaram de forma integrada utilizando soluções como OpenRoads, SYNCHRO, ProjectWise, iTwin e OpenFlows. 

“Essa conquista representa muito mais do que inovação tecnológica, é a prova de que é possível quebrar paradigmas e aplicar BIM em um projeto multidisciplinar, complexo e transformador no coração da Amazônia. O processo integrou desde a captura de realidade com drones e scanner em campo até a integração em gêmeo digital de todas as disciplinas de engenharia, da habitação as redes de abastecimento e drenagem”, disse.

O post Prosamin+ é finalista em prêmio internacional considerado o ‘Oscar da Infraestrutura’  apareceu primeiro em Segundo a Segundo.

Related Post

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *