Em uma iniciativa que promete novos horizontes para o jornalismo ambiental no Brasil, a Bolsa Vandré Fonseca foi oficialmente lançada. Com o objetivo de incentivar a produção de reportagens que abordem temas relacionados à preservação ambiental e às questões socioambientais urgentes, a bolsa concederá um financiamento de R$ 6 mil para os jornalistas selecionados.
Nomeada em homenagem ao renomado jornalista e defensor do meio ambiente Vandré Fonseca, a bolsa é uma resposta à crescente necessidade de coberturas mais profundas e abrangentes sobre as questões ambientais que afetam o país. Fonseca dedicou grande parte de sua carreira a reportagens que não apenas informavam, mas também educavam a sociedade sobre a importância da sustentabilidade e das práticas ecológicas.
O edital da bolsa-reportagem será publicado no dia 29 de agosto. As reportagens podem abordar desde a preservação da biodiversidade até as consequências das mudanças climáticas, passando pelos desafios enfrentados pelas comunidades locais na luta por um ambiente mais saudável.
Poderão concorrer a bolsa universitários e recém-formados de qualquer lugar do país que concluírem 75% ou mais do Seminário de Jornalismo Ambiental do O Eco nas modalidades presencial ou virtual.
O Seminário de Jornalismo Ambiental acontece nos dias 29 e 30 de agosto, de forma híbrida: presencial, no auditório da ESPM Glória (Rio de Janeiro), e virtual, com transmissão online e ao vivo. As inscrições estão abertas pelo Sympla.
LEIA TAMBÉM: Águas de Manaus abre inscrições para 3º Prêmio de Jornalismo Ambiental
As vagas para a modalidade presencial do Seminário já esgotaram, mas foi criada uma lista de espera para aqueles que desejam tentar participar do evento no Rio de Janeiro. Para entrar basta clicar aqui.
O post R$6 mil: Bolsa Vandré Fonseca vai financiar reportagens ambientais apareceu primeiro em Segundo a Segundo.