Manaus teve o dia mais quente do ano na última quarta-feira (18/09). Com recorde histórico, a capital amazonense registrou 39ºC, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). A alta temperatura foi registrada pela estação automática do órgão por volta das 15h, fazendo com que Manaus se aproxime das marcas históricas das últimas três décadas.
Em 31 anos, o último recorde de temperatura aconteceu no dia 2 de outubro de 2023, quando Manaus atingiu 39,2°C. A estação meteorológica do Inmet registrou no dia 21 de agosto de 2015 a mesma temperatura da última quarta-feira, de 39ºC.
Segundo o Inmet, em agosto deste ano, com a seca dos rios e poucas chuvas, os termômetros chegaram ao ápice em Manicoré (a 332 quilômetros de Manaus), atingindo 42,6ºC. Além do recorde do Amazonas, observado em Manicoré, o calor foi intenso em outras cidades amazonenses.
LEIA TAMBÉM: PIB do Amazonas cresce 5,29% no 2º trimestre deste ano
Ainda em agosto deste ano, os termômetros chegaram aos níveis máximos em Boca do Acre (38,9ºC), Novo Aripuanã (38,8ºC), Humaitá (38,3ºC), São Gabriel da Cachoeira (37,5ºC). Por conta da crise climática, o Amazonas espera atingir um novo recorde de seca dos rios. O governador Wilson Lima decretou situação de emergência nos 62 municípios e também determinou reforços nas ações de defesa civil e saúde.
O post Recorde de calor: Manaus registrou 39ºC na quarta-feira (18), aponta Inmet apareceu primeiro em Segundo a Segundo.