Shopping sedia exposição “Traços Amazônicos”, com artistas regionais, do grafite à ilustração digital

O Amazonas Shopping vai receber a exposição “Traços Amazônicos”, uma mostra gratuita que reúne trabalhos de seis talentos regionais, reconhecidos pela qualidade de suas obras e pela exaltação do território amazônico. A mostra, que abrange diversas linguagens artísticas, do grafite à ilustração digital, poderá ser visitada no Piso 2, próximo à Fábrica de Café.

A iniciativa oferece ao público uma imersão na rica produção artística local. Os artistas selecionados são Curumiz, Malu Menezes, Diogo Trindade, Wald Caldas, Raquel Teixeira e Mell Bemfica. Cada um deles traz uma perspectiva única sobre a Amazônia, retratando sua natureza exuberante, suas lendas e a identidade de seu povo.

LEIA TAMBÉM: Exposição Olhares da Amazônia aberta para visitação em Manaus

A arte de Wald Caldas atravessa espaço e tempo, fundindo história e espiritualidade em obras que convidam o observador a mergulhar em seu próprio imaginário. Inspirado pelo cotidiano, o artista utiliza uma diversidade de técnicas e linguagens, revelando intersecções culturais que se expandem para além da tela. Ele terá quatro obras na exposição, incluindo “Os Manauaras”, uma releitura da icônica obra Os Operários, de Tarsila do Amaral, e “Quimera da Amazônia”, que retrata uma entidade encantada, símbolo da força mítica da região. “Expor em um espaço como este é, sem dúvida, um desafio e uma honra. Estou profundamente grato por integrar esse projeto e por todo o reconhecimento que ele gera”, diz o artista sobre a oportunidade.

O ilustrador e aquarelista parintinense Diogo Trindade apresentará seis obras que, em grande parte, abordam a cosmovisão indígena. Ele destaca as obras “Boiúna” e “Bichos do Fundo”, que retratam a floresta como um espaço habitado por entidades protetoras da fauna e da flora amazônica. Pela primeira vez expondo em um shopping center, ele vê o evento como fundamental para aproximar o público do trabalho do artista. “Esse tipo de evento contribui para fortalecer a carreira e abrir novos caminhos profissionais. É sempre bom fazer parte desses projetos, agregam muito na carreira pra quem quer seguir na área, fico feliz pela oportunidade”, afirma.

Para Mell Bemfica, a mostra celebra a riqueza viva da Amazônia e de seus habitantes não humanos, com obras que buscam ser um tributo aos animais que guardam e sustentam a floresta. “Esses seres não apenas habitam a Amazônia, eles são parte da própria identidade da floresta”, explica. A artista, que participa de sua primeira exposição, considera a oportunidade importante para dar visibilidade a talentos locais ainda não tão conhecidos. “Acho muito bacana o shopping abrir esse espaço e aproximar a arte das pessoas no dia a dia”, diz ela.

Já Raquel Teixeira expõe três obras de ilustração digital. “Crianças no Paraná Pixuna” celebra a herança afro-indígena e branca da cidade, enquanto “Manaus, Mãe dos Deuses” exalta a herança indígena local. A obra “Musa no borboletário” apresenta um olhar realista-fantástico do Museu da Amazônia. Raquel acredita que ações como essa, que apresentam manifestações artísticas fora de galerias, são de suma importância para a população.

A gerente de Marketing do Amazonas Shopping, Ivanna Passos, ressalta que a exposição reforça o compromisso do empreendimento em ser um espaço de fomento à cultura e à arte. “A exposição ‘Traços Amazônicos’ é um convite para o público mergulhar na pluralidade criativa da região, valorizando o talento dos artistas locais e a riqueza cultural da Amazônia. É uma oportunidade para que todos, da nossa comunidade e visitantes, conheçam de perto o trabalho de talentos premiados e reconhecidos, que traduzem a beleza e a complexidade da região em diferentes traços e cores”, ressalta.

O post Shopping sedia exposição “Traços Amazônicos”, com artistas regionais, do grafite à ilustração digital apareceu primeiro em Segundo a Segundo.

Related Post

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *