Supermercado pego com rato entre carnes é autuado por presença de baratas em Manaus

O Supermercado Rodrigues localizado no bairro Galileia, zona Norte de Manaus, foi autuado após as imagens de um rato no expositor de carne viralizarem nas redes sociais dos amazonenses neste fim de semana.

A Diretoria de Vigilância Sanitária (Visa Manaus), órgão vinculado à Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), fiscalizou e autuou no domingo, (11) o estabelecimento que teve as imagens de irregularidades sanitárias divulgadas nas redes sociais pela população.

LEIA TAMBÉM: Moradores fecham Torquato Tapajós contra retirada de linhas de ônibus na Zona Norte

“Em uma resposta urgente a essas denúncias, a Visa mobilizou uma equipe de fiscais da Gerência de Vigilância de Alimentos (Gevali) para ir ao supermercado, a fim de verificar as condições sanitárias do local”, afirmou o diretor da Visa Manaus, Isaac Tayah.

Baratas no supermercado

Os fiscais inspecionaram o açougue, a peixaria e as câmaras frigoríficas do estabelecimento. Entre as irregularidades encontradas, havia a presença de baratas, indicando um controle de pragas ineficaz no local; também foram detectadas carnes bovinas que deveriam estar sendo mantidas congeladas em estado de descongelamento; e, ainda, carnes suspeitas de estarem estragadas, que foram apreendidas em depósito pelos fiscais para coleta e análise pelo Laboratório de Vigilância Dr. Edivar dos Santos Fernandes.

“O estabelecimento demonstrou que intensificou o controle de pragas e animais sinantrópicos e descartou as carnes e produtos que estavam em exposição no momento da entrada do roedor registrado nos vídeos divulgados pela população. Porém, durante a inspeção no domingo, foi constatado que o controle de pragas não está sendo eficaz, o que, junto com as demais irregularidades constatadas, levou à autuação do local”, explica o gerente de Vigilância de Alimentos da Visa Manaus, Ricardo Celestino.

Com a autuação, o supermercado irá responder a Processo Administrativo Sanitário (PAS), que pode resultar em multa de 1 a 400 Unidades Fiscais do Município (UFM), cujo valor unitário atual é de R$ R$ 145,37, sem prejuízo de outras sanções.

A população pode denunciar irregularidades sanitárias relativas a produtos e serviços por meio da Ouvidoria da Visa Manaus, no número (92) 98842-8481 (atendimento das 8h às 13h), ou pelo e-mail [email protected] (em qualquer horário).

O post Supermercado pego com rato entre carnes é autuado por presença de baratas em Manaus apareceu primeiro em Segundo a Segundo.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *